Mais uma vez, em um período de um mês, o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) ficou às escuras. Na tarde desta quarta-feira, por cerca de uma hora e quinze minutos, a energia em alguns setores do hospital funcionou apenas com o uso de um gerador, que apresentou falhas.
Queda de energia preocupa pacientes e funcionários do Husm
Conforme a administração, o apagão aconteceu por volta das 13h15min. Como medida de segurança, os partos que seriam realizados no Centro Obstétrico chegaram a ser suspensos, assim como as cirurgias, enquanto o problema não era solucionado.
De acordo com o gerente administrativo do Husm, João Batista de Vasconcelos, a queda de energia foi ocasionada por um curto-circuito na rede externa do hospital. Assim que o problema foi verificado, o gerador foi acionado, no entanto, segundo Vasconcelos, ele apresentou falha devido à sobrecarga. Conforme o gerente, uma equipe de manutenção foi acionada para realizar o conserto.
Os aparelhos sempre recebem manutenção, mas por melhor que seja esse trabalho, eles podem apresentar falhas. Estamos providenciando, até o final dessa semana, um outro gerador para poder trabalhar em paralelo com esse que a gente já tem, para reduzir os riscos de uma forma emergencial garantiu Vasconcelos.
Ainda conforme o gerente, o hospital aguarda a vinda de novos geradores. Desde outubro passado, a solicitação para aquisição dos equipamentos foi feita Ebserh, responsável pela administração do Husm, que se comprometeu em fornecer os equipamentos.