Saúde

Husm moderniza tratamento de otorrinolaringologia

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) será o primeiro do Estado a oferecer, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o sistema portátil Tele Pack X, um equipamento moderno usado no serviço de otorrinolaringologia.

A nova máquina, que custará R$ 585 mil, ajudará no diagnóstico por imagem e endoscopia nasal, de faringe e laringe (cordas vocais). Composto por uma câmera, um monitor e uma fonte de luz, ele tem a capacidade de diagnosticar doenças benignas e até malignas, como câncer de laringe e garganta. Além do Tele Pack, uma torre de videocirurgia servirá para auxiliar em cirurgias de otorrinolaringologia de média e alta complexidade.

Os equipamentos funcionarão no ambulatório da especialidade, que atende pacientes de 45 cidades compreendidas pelas 4ª e 10ª coordenadorias regionais de saúde. A expectativa da direção do Husm é que o número de atendimentos aumente. Em 2014, foram 1.822 consultas e 58 cirurgias.

O dinheiro para a compra do equipamento importado da Alemanha foi liberado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Filhote é resgatado de bueiro no campus da UFSM

Próximo

Polícia conclui que jovem que foi morto a facadas não foi ferido na UPA

Geral