Uma conta que faz mal à saúde

Hospital Alcides Brum não oferece o número de atendimentos contratados pelo SUS em Santa Maria

Marilice Daronco

"

Em 21 de março, o Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo tomou a decisão de abrir mão de sua filantropia, deixando de oferecer 25 leitos de graça em sua unidade 190.  A direção do hospital apontou, entre os motivos que poderiam fazer com que isso fosse repensado, a habilitação para a realização de atendimento de alta complexidade - cirurgias mais complexas e pelas quais o Sistema Único de Saúde (SUS) paga mais. Com isso, houve quem pensasse que os leitos que deixariam de ser oferecidos eram do SUS.

Por conta da confusão, a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde buscou esclarecer o caso, fazendo uma diferenciação entre o que é leito filantrópico e o que é leito SUS. Em meio às discussões, surgiram duas informações importantes sobre a saúde na região. A primeira delas diz respeito aos atendimentos de alta complexidade. A outra, aos atendimentos realizados no Hospital Alcides Brum, que é administrado pelo Caridade e atende pelo SUS.  

Em relação à alta complexidade, a novidade é que o contrato para a realização de procedimentos, entre eles oncologia, deve ser assinado entre o Estado e a administração do Caridade em breve. A data ainda não é informada, mas a expectativa é que isso ocorra até a metade do ano.

Sobre os atendimentos no Alcides Brum, a questão é preocupante. De acordo com a coordenadora adjunta da 4ª CRS, Flávia Costa da Silva, desde que o contrato foi assinado, em 2011, até hoje, não foi feito nenhum procedimento de neurologia, por exemplo, o que estava contratualizado. Como o serviço não é oferecido, o Caridade não recebe por ele. Para os usuários do SUS, o problema é que diminuem as possibilidades de atendimento.
- Em Santa Maria, não há prestador interessado em oferecer o serviço. Nós estamos encaminhando os pacientes para Uruguaiana - destaca Flávia.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no ano passado, dos 8.880 diagnósticos contratualizados, foram feitos 5.706. Em relação a consultas e atendimentos, teria sido possível oferecer 882 a mais do que foi realizado, somando-se as cirurgias. O contratado foi de 1.248 por ano, mas foram realizadas 1.165 porque as neurológicas acabaram não sendo feitas. Além disso, apesar de terem oferecido 132 leitos para o SUS, apenas 75 estariam à disposição. A situação mais preocupante é a das cirurgias neurológicas. Apesar de, em 2011, terem sido acordadas 360 por ano, até hoje, nenhuma foi feita. Mais de mil procedimentos já poderiam ter sido realizados.
- A questão das internações acontece porque não nos mandam pacientes.

Capacidade para atender o hospital Alcides Brum tem. Sobre a questão da neurologia, enfrentamos dificuldade com os médicos. Eles não querem atender pelo SUS. É uma questão ideológica e, como eles não são nossos funcionários, não podemos obrigá-los. Até ofereci aos médicos uma complementação ao que é pago pelo SUS, e, mesmo assim, eles não aceitaram - afirma o provedor do Caridade, Walter Jobim Neto.

Médicos não têm de fazer procedimentos

O delegado do Conselho Regional de Medicina (Cremers), de Santa Maria, Floriano Soeiro de Souza Neto, explica que os médicos realmente não podem ser obrigados a fazer os procedimentos pelo SUS.
- Nenhum médico é obrigado a atender nenhum tipo de convênio. A questão é que o hospital deveria contratar médicos para oferecer os serviços que está contratualizando, assim, garantiria que o serviço fosse oferecido, mas essa não é a realidade - diz Souza Neto.

A 4ª Coordenadoria rebate a afirmação do hospital e garante que "o que não falta são pessoas precisando de atendimento" e que as cidades estão fazendo os encaminhamentos na medida em que os leitos e procedimentos são colocados à disposição.

Mas por que o contrato com o Caridade não é rompido se ele não está sendo cumprido e uma ampliação dos serviços, para a alta complexidade, está sendo estudada se nem mesmo o que já está contratado tem sido cumprido?"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Escola de porta fechada para a violência

Próximo

Atividades comemoraram aniversário da escola Adelmo Simas Genro

Geral