O Hospital São Roque, de Faxinal do Soturno, na Região Central, estuda a possibilidade de oferecer consultas de oftalmologia em Santa Maria. A instituição da região da Quarta Colônia está responsável pelos atendimentos da Oftalmoclínica, que fechou em Santa Maria na última sexta-feira por falta de repasses.
Clínica de oftalmologia que atende pelo SUS vai fechar em Santa MariaDesde o ano passado, o hospital já vinha fazendo cerca de 300 consultas de Santa Maria por mês, já que a Oftalmoclínica enfrentava problemas com falta de repasses. Agora, com o fechamento da clínica que atendia pelo SUS, o hospital terá que aumentar o número de atendimentos em 800, chegando a 1,1 mil mensais. Hoje, são 34 pessoas na equipe de oftalmo do hospital. Entre elas, há seis médicos.
De acordo com o diretor administrativo do São Roque, Flávio Stona, a oferta de atendimentos em Santa Maria é um desejo da Secretaria de Saúde. Porém, ainda precisa ser encontrada uma sala para que os atendimentos sejam feitos, e não há ainda um acordo fechado. Ele afirma que teria que contratar dois médicos para que o projeto seja realizado. A reportagem não conseguiu contato com a prefeitura. Mesmo que haja a oferta em Santa Maria, os procedimentos de alta complexidade, que equivalem a cerca de 20%, continuariam sendo feitos em Faxinal do Soturno.
Pacientes protestam contra o fechamento de clínica oftalmológica
A Secretaria de Saúde de Santa Maria fornece transporte gratuito para os pacientes. No entanto, a distância é de cerca de 50km por isso, a ideia de oferecer os atendimentos em Santa Maria. A Oftalmoclínica tem prejuízo de R$ 30 mil por mês com a falta de repasses da União. Neste final de semana, estão sendo feitas cirurgias já agendadas. No entanto, as portas da clínica já estão fechadas. Oito funcionários serão demitidos e 100 cirurgias foram canceladas. "