Diário nos Bairros

Há 24 anos, Supermercado Xisto abastece moradores do Pé-de-Plátano

Dandara Flores Aranguiz

"

O bairro não é muito conhecido e, por vezes, é confundido como parte de Camobi. Seu nome de batismo é uma homenagem à árvore-símbolo, que embeleza e caracteriza o canteiro central da ERS-509 (Faixa Velha de Camobi), o principal acesso ao local. Com um número pequeno de moradores – 2,2 mil, de acordo com o último Censo do IBGE – e uma grande área rural, o Pé-de-Plátano se tornou terreno fértil para muitas empresas de fabricação industrial.

Projeto Semear distribui refeições e alimentos a famílias carentes de Santa Maria

Mas antes mesmo da abertura da maioria dos investimentos que existe no bairro, foi preciso suprir a demanda dos novos moradores, que começaram a sentir a necessidade de um mercado mais próximo deles. Em 1992, o Supermercado Xisto abriu as portas. 

Leia mais notícias da coluna Diário nos Bairros

– No início funcionava mais como secos e molhados. Na padaria, vendia-se muito salame, queijo colonial... Era metade do que é hoje em dia. Com o tempo, foram feitas reformas e ele foi crescendo junto com a comunidade – conta Luciana Nágera de Camargo Xisto, 36 anos, que junto com o marido, Edilson Xisto, e mais três funcionários, administra o local. 

Antes deles, o mercado era responsabilidade dos pais de Edilson – Valdir e Sirlei –, que fundaram a empresa. Há 24 anos funcionando no mesmo local, o ¿super¿ é o mais antigo do bairro, o que faz com que a relação com o cliente seja mais próxima. 

– Na época, não tinha as redes de supermercado grandes que tem hoje em dia. Para os moradores daqui comprarem alguma coisa, só indo muito longe. A gente formou uma amizade, conhece o cliente pelo nome, é um pouco psicóloga... Fazemos parte do bairro também. Tem gente que faz uma receita nova e me traz a comida para provar. Tem outros que vêm até aqui só tomar um chimarrão – comenta Luciana, que passa a maior parte do dia no local. 

Confiança mútua

E a confiança no cliente é tanta que alguns chegam a ¿pendurar¿ as contas. E o ambiente é o mais diversificado possível: do bazar ao açougue; da padaria à ferragem. Além, é claro, do pão fresquinho. Outro diferencial é o setor de hortifruti, com produtos fornecidos por agricultores que também fazem do bairro local de empreendimento. 

O supermercado funciona todos os dias, inclusive domingos e feriados, das 8h30min ao meio-dia, e das 15h às 20h30min. Nas segundas, o horário de funcionamento é somente pela tarde.






"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vítima do primeiro latrocínio de Santa Maria sonhava em ser militar

Próximo

Polícia apreende 4kg de maconha e prende homem em Santa Maria

Geral