Obras

Guarani-Atlântico recebe recurso para obras e deve abrir em 2018

Suellen Venturini

No mês que vem, o ginásio do Complexo Esportivo Guarani-Atlântico completa dois anos sem poder ser utilizado. Em outubro de 2015, parte do telhado da estrutura desabou, após o forte temporal que atingiu a cidade. Na sexta-feira passada, foi publicado no Diário Oficial da União o repasse do recurso do Ministério da Integração Nacional para a obra de recuperação do telhado do ginásio e de outras três pontes, que também ficaram comprometidas por conta do temporal. O valor total do recurso para as quatro obras é de R$ 1.020.253,85

Zona norte de Santa Maria pede reconstrução do ginásio do Guarani há mais de um ano

O controlador do município, Alexandre Lima, informou que a previsão da prefeitura de Santa Maria é que em um ano as quatro obras estejam finalizadas. A verba deve ser repassada em duas vezes, mediante o andamento da execução. 

– Eu acredito a metade desse recursos em 30 dias vão estar disponíveis para nós, para que, daí sim, a gente consiga assinar as ordens de serviço das obras. Nós estamos chamando as empresas que ganharam o processo licitatório para que elas reorganizem os seus cronogramas delas – comentou Lima. 

Zona norte de Santa Maria pede reconstrução do ginásio do Guarani há mais de um ano

Mesmo com o telhado pronto em um ano, é incerto o prazo para que o ginásio do Guarani volte a ser usado pela comunidade. É que durante os quase dois anos, o lugar foi alvo de vandalismo e furto. 

– Levaram toda a parte elétrica, toda a parte hidráulica, levaram todos os banheiros, levaram todas as redes – informou a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella

Telhado de ginásio é arrancado pelo vento em Santa Maria

A secretária também comunicou que há uma emenda parlamentar, pleiteada pelo deputado federal Carlos Gomes, destinada para essas necessidades. Marta planeja que, assim que a obra do telhado estiver andando, coloque as obras secundárias também em andamento.

– O mais rápido possível. Vou conversar com a empresa para ver qual é o prazo e já vamos estar trabalhando para fazer a licitação da emenda do deputado – disse Marta. 

A secretária ainda comentou o quanto o ginásio tem feito falta para a comunidade.

– Aquela região Norte, que é uma das maiores regiões que a gente tem, com alto índice de vulnerabilidade, o ginásio é importante porque é específico para todos os tipos de atividades. Nós também já abrigamos pessoas lá por causa de chuvas então hoje nós não temos esse espaço – ressaltou Marta. 

PONTES

No caso das pontes, o processo licitatório está adiantado. A escolha das empresas que vão realizar a reconstrução foi feito em agosto do ano passado, para agilizar a burocracia. 

– Nós agilizamos os processos licitatórios. Não entendemos porque não foram agilizados os processos na gestão anterior. Não cabe agora achar os culpados, mas nós não conseguimos entender porque esse processo foi tão moroso – disse o controlador do município, Alexandre Lima. 

Oito escolas de Santa Maria estão greve

A empresa Diagrama Construções e Incorporação Ltda, de Erechim, será responsável pela execução dos serviços na ponte da Cidade dos Meninos, a Artebase Construtora Ltda, de Palmeira das Missões, fará o trabalho nas pontes de Arroio do Só e do Campestre. Segundo Lima, no início do ano as localidades receberam melhorias paliativas. 

– Elas foram restabelecidas em caráter precário, para que essas comunidades não ficassem ilhadas ou que não tivessem um transtorno maior – afirmou o controlador. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mais de 150 vagas de empregos e estágios para quarta-feira

Próximo

OPINIÃO: O difícil caminho de volta à normalidade do país

Geral