Grupo Integração & Arte promove curso gratuito de formação em dança

Bernardo Abbad

Grupo Integração & Arte promove curso gratuito de formação em dança
Fotos: Joan Felipe

O grupo de dança Integração & Arte, vinculado ao curso de bacharelado em Educação Física da Faculdade Metodista Centenário (FMC) de Santa Maria, desenvolveu no ano de 2021, pela primeira vez, um curso gratuito de formação em dança abordando técnicas de dança como balé clássico, dança contemporânea e jazz. Com o bom rendimento do projeto em 2021, ele retorna neste ano, ampliado em 12 meses de execução.

As vagas foram limitadas para 30 pessoas que tinham interesse em buscar capacitação técnica e artística de dança. Na produção cultural do projeto e das aulas estão os artistas Oneide dos Santos, Pâmela Ferreira e Alline Fernandez. O projeto também vai incentivar três bolsas de estudos para alunos que queiram seguir na carreira artística. Novas vagas, para a turma de 2024, devem ser abertas em breve.

Conforme Oneide dos Santos, o objetivo principal é oferecer capacitação de qualidade para os profissionais e estudantes de dança em Santa Maria.– O curso abriu essa oportunidade de fomentar a formação de novos bailarinos, coreógrafos e professores de dança. Alguns fizeram o curso e começaram a trabalhar com dança na cidade e fora, outros decidiram seguir a carreira na universidade de dança na UFSM.

O primeiro encontro da 2ª edição do projeto ocorreu no dia 11 de janeiro.

PRÁTICA

O projeto cultural foi um dos selecionados da região de Santa Maria pelo edital “Artes do Espetáculo” da Secretaria do Estado da Cultura, com financiamento do Pró-Cultura RS. As atividades iniciaram neste mês de janeiro e ocorrem três vezes por semana com encontros de duas horas na FMC, onde são abordadas técnicas do balé, jazz e dança contemporânea.

O curso segue até o final do ano, quando os alunos apresentarão um espetáculo de dança e farão um workshop especial de dança contemporânea com a bailarina, coreógrafa e professora Eva Schul, referência da área no Brasil há quase seis décadas.– O curso funciona também como um orientador de carreira na dança, para que o aluno possa vislumbrar as possibilidades no mercado da dança na cidade e no RS – explica Oneide.

Diretora do Integração & Arte, Alline Fernandez reforça que o curso se trata de uma grande possibilidade de qualificação, por isso é anual:– Quem participa tem a oportunidade de praticar os conhecimentos recebidos. E é isso que um bailarino, assim como um atleta, precisa: muita prática.

O projeto surge na esteira da trajetória de 18 anos do grupo Integração & Arte na cidade em produzir e ensinar dança para diferentes públicos. Em 2022, foi inaugurado o Estúdio de Dança Integração & Arte que, junto ao Grupo Adulto, se mantém ativo por meio de projetos culturais. Uma das últimas produções do grupo foi o longa-metragem “Um Filme Sobre Viver”, que contou com 12 bailarinos e foi exibido nos cinemas de Santa Maria em dezembro de 2021.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Arrecadação de ICMS tem aumento real de 13% em 2022 em Santa Maria, aponta Receita Estadual Anterior

Arrecadação de ICMS tem aumento real de 13% em 2022 em Santa Maria, aponta Receita Estadual

Mulher foge após colidir veículo contra poste em Santiago Próximo

Mulher foge após colidir veículo contra poste em Santiago

Geral