Governo anuncia bolsa para estudantes em graduações de licenciatura

Governo anuncia bolsa para estudantes em graduações de licenciatura

Foto: Eduardo Ramos

O governo federal anunciou que irá pagar uma bolsa para estudantes de licenciatura por meio do programa Pé-de-Meia Licenciaturas, eixo da política Mais Professores. O lançamento ocorre nesta terça-feira (14), no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 


A bolsa será de cerca de R$ 1 mil, conforme apurou o Estadão, e deve funcionar nos mesmos moldes do Pé-de-Meia, da educação básica, que concede bolsas a alunos do Ensino Médio.


Para obter o benefício, os estudantes devem atingir a nota mínima de 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ingressar nos cursos de licenciatura de áreas que atuam nos Ensinos Fundamental e Médio, como Letras, Matemática e História.


O programa faz parte do pacote de medidas Mais Professores, feito pelo Ministério da Educação, que visa valorizar docentes e incentivar estudantes a ingressarem na licenciatura. 


O estudante interessado deve se inscrever pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), junto da inscrição para o curso desejado. Não há previsão de quando a bolsa começará a ser paga.


Rio Grande do Sul

O Estado instituiu, pela Lei Nº  16.001, de 4 de outubro de 2023, o programa Professor do Amanhã, com o objetivo de formar docentes em cursos superiores de literatura. 


O programa consiste na aquisição de vagas em cursos de graduação em licenciatura ofertados por instituições comunitárias de educação superior e na concessão de bolsa de estudos aos alunos selecionados. A bolsa inclui isenção de taxas, matrículas e mensalidades, concedida pela ICES, e bolsa de permanência, paga pelo Estado.


Insituições que desejam participar devem oferecer cursos de licenciatura nas áreas definidas pelo Conselho Gestor do programa, na modalidade presencial, com carga mínima de 3.200 horas.


Os currículos dos cursos devem estar de acordo com a Base Nacional Comum de Formação Inicial (BNC-FI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 


As bolsas de estudos serão concedidas aos alunos que tenham cursado o ensino médio completo, preferencialmente em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral. Além disso, devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Os alunos devem se comprometer a realizar prática de ensino de, no mínimo, 300 horas na rede pública estadual e, após a conclusão do curso, atividades docentes de, no mínimo, 1.920 horas também na rede pública estadual.


Leia mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

leitor@diariosm.com.br

Em mais um dia de sol, Santa Maria pode ter máxima de 33°C; chuva retorna nesta semana Anterior

Em mais um dia de sol, Santa Maria pode ter máxima de 33°C; chuva retorna nesta semana

Grupo Diário será sede do 1º Fórum de Prefeitos; confira detalhes do evento Próximo

Grupo Diário será sede do 1º Fórum de Prefeitos; confira detalhes do evento

Geral