O governo gaúcho não vai mais ofertar vagas na Pré-Escola na rede pública estadual a partir de 2016. Nesta quarta-feira, o secretário de Estado da Educação, Carlos Eduardo Vieira da Cunha, esteve em Santa Maria e afirmou que a medida se faz necessária, pois, atualmente, existe uma repartição de competências, em que o município é responsável por administrar a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, enquanto, ao Estado, cabe dar prioridade ao Ensino Fundamental e Médio.
Inscrições abertas para primeiros anos da rede estadual
Quando o Estado matricula uma criança no pré, ele não recebe o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), porque a competência pela Educação Infantil é do município. Assim, o município também não recebe e acabamos perdendo o recurso afirma o secretário.
Vieira da Cunha afirmou ainda que, nas situações em que o município não puder garantir vaga, o Estado autorizará a abertura.
Visita às escolas
Em Santa Maria, Vieira da Cunha esteve na 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), na Escola Paulo Freire, no Instituto de Educação Olavo Bilac e em outros colégios.
"