Saúde

Gestão do hospital regional pode mudar, diz novo secretário Estadual da Saúde

Lizie Antonello

"

O primeiro compromisso do secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, em Santa Maria na manhã desta quarta-feira, foi um encontro com lideranças locais e com o prefeito Cezar Schirmer no prédio da SUCV.

Entre as tratativas do encontro, que começou por volta das 11h30min, o secretário afirmou que o governo irá reavaliar a decisão sobre a administração do Hospital Regional. O governo anterior firmou termo de cooperação com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em 11 de dezembro do ano passado, para que ela administre o regional pelos próximos cinco anos.

À época, o prefeito Cezar Schirmer e o deputado estadual Osmar Terra, ambos do mesmo partido do novo governador José Ivo Sartori, o PMDB, já demonstravam a contrariedade com a forma de gestão escolhida pelo governo petista.

Nesta manhã, o secretário Reis disse que ouvirá Schirmer e os municípios da Região Central para saber se eles estão satisfeitos com a prestação de serviço que o Hospital Universitário (Husm) e se a produção e o encaminhamento de pacientes atende as necessidade das cidades, antes de decidir se manterá ou não a gestão da Ebserh:

_ O governo passado tinha a administração do Estado até 31 de dezembro de 2014. A partir de 1º de janeiro de 2015, quem define a política da Secretaria de Saúde é o governador Sartori e a nossa equipe. Pelo fato de ter sido encaminhado dessa maneira (a gestão do hospital regional), não significa que vamos obrigatoriamente manter esse mesmo caminho. Se este for o melhor caminho vamos seguir por aí, do contrário, vamos buscar outra alternativa. Não existe compromisso nenhum com o caminho que será tomado.

Cidade quer mais leitos em UTI e de internação pelo SUS

A visita do secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, ao município, foi um pedido da prefeitura para tratar da rede de atenção hospitalar da cidade. A secretária de Saúde do município, Vânia Olivo, apresentou uma espécie de relatório com os problemas e necessidades da cidade na área. Os hospitais Casa de Saúde e Alcides Brum, este último administrado pelo Caridade, também entregaram pedidos ao secretário.

Entre as prioridades estão a abertura de leitos de UTI e credenciamento de serviços de alta complexidade em cardiologia (veja abaixo). Em resposta às demandas, o secretário disse que irá analisar as solicitações e os dados sobre a situação do município para verificar a viabilidade de futuras ações.

OS ARGUMENTOS

A favor
Os que defendem a gestão da Ebserh alegam que o regional é um hospital público que tem de ser administrado pelo poder público, que o complexo terá serviços complementares aos do Husm e que também atuará na formação de profissionais

Contra
São os que dizem que um modelo gerido por uma instituição filantrópica é mais ágil (com menos burocracia) e mais eficiente. Com essa nova porta de discussão, a previsão de abertura de 30% dos serviços em março deste ano não deve se confirmar.


NA CIDADE
Confira o que Santa Maria apresentou ao secretário Estadual de Saúde:

Principais problemas
- Envio de pacientes para outras cidades _ Em 2014, mais de 10 mil procedimentos tiveram de ser feitos fora da cidade
- Demanda reprimida em traumatologia _ 1,6 mil procedimentos em média complexidade aguardam na fila 
- Leitos _ Há poucos leitos clínicos para receber pacientes atendidos nos PAs
- Husm - Concentração de atendimentos de média complexidade no Husm

Possibilidades
- Mais atendimentos em média e alt"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM divulga aprovados em segunda chamada no vestibular

Próximo

Dois homens são baleados em Santa Maria

Geral