Fotógrafa santa-mariense se destaca no cenário nacional e participa de programa para criadores de conteúdo

Mirella Joels

Fotógrafa santa-mariense se destaca no cenário nacional e participa de programa para criadores de conteúdo

Eduardo Ramos

Foto: Eduardo Ramos

O isolamento social acelerou o processo de adoção do home office como um formato oficial de trabalho para algumas áreas, como a comunicação, por exemplo. Atividades como festas, shows, viagens, fotografia, foram afetadas pela pandemia e os profissionais dessas área tiveram que buscar novas alternativas para seguir trabalhando.Foi nessa época, em que todos se isolaram do mundo lá fora, que a fotógrafa Débora Lemos descobriu uma nova paixão na área da fotografia:– Sou formada em publicidade e trabalhava com foto, vídeo e design de marca, fazia de tudo um pouco. Desde foto de batizado, de festa, casamento, até vídeos mais institucionais. Com a pandemia, esses trabalhos pararam porque não dava para sair de casa. Eu já gostava de foto de comida, aí pensei: agora que estou passando esse tempo em casa, vou começar a fazer uns cursos – relata.A virada de chave para esse novo caminho profissional foi um curso de fotografia de gastronomia que ela realizou durante a pandemia. A sinalização da nova carreira foi atualizada inclusive na descrição do Instagram, que a define como fotógrafa de gastronomia e produto. Junto com a carreira, surgiu uma nova atividade: criadora de conteúdo. Ela postava os bastidores do que fazia nas redes sociais e recebia retorno dos seguidores, tudo de forma muito espontânea. Em agosto de 2020, ainda lançou um desafio chamado “1 produto, 3 produções” que a ajudou a engajar com mais pessoas que também tinham interesse na mesma área da fotografia.– Eu postava de uma forma muito despretensiosa, pedia um bolo para fotografar em casa e ia montando meu portfólio. As pessoas gostavam de acompanhar os bastidores, aí acabei começando a criar conteúdo – explica.

Leia também

Forró, xote e outros ritmos dançantes com a banda Milho Verde, a novidade da cena musical santa-mariense13 espetáculos para ver no palco do Treze no mês de julhoVencedores do 44º Concurso Fotográfico de Santa Maria receberam premiações nesta quarta-feira

Foto: Eduardo Ramos

Ela começou utilizando os cômodos da casa como cenário para as fotos. A mesa da cozinha virou acervo, a sala e o quarto também eram cenários. Além dos vários equipamentos fotográficos, Débora foi criando gradualmente um acervo de itens decorativos, de cozinha e painéis coloridos que são adaptados de acordo com as produções realizadas.Marcas como Eskimó, Delivery Much, Fini, Begin, Fabenne fazem parte do portfólio de Débora. O grande volume de trabalhos demandou um espaço maior em casa, assim, ela transformou o maior quarto do apartamento em um estúdio para guardar o acervo e realizar as produções.

Foto: Débora Lemos

Foto: Débora Lemos

Foto: Débora Lemos

O reconhecimento profissional transparece nas redes sociais e também no novo momento que Débora está vivendo: ela foi uma das selecionadas para participar do Creators Boost, o único programa de aceleração para criadores de conteúdo da América Latina. O projeto tem co-realização de Itaú e Magazine Luiza e apoio da Divi.Hub. Foram mais de 700 inscrições e apenas 50 selecionados para participar de uma “agenda essencial”, que inclui atividades como, workshops e mentorias com agências e grandes criadores de conteúdo. O programa é totalmente gratuito e voltado para alavancar a carreira dos criadores.– Me inscrevi com uma expectativa super alta, mas eu não passei de primeira. Eu vi o pessoal que passou, muita gente falando “me inscrevi 3 anos e só passei agora”, aí eu pensei, cara, no que a abrir de novo eu já vou tentar porque me interessei no programa. Me inscrevi pela segunda vez e passei – conta a criadora de conteúdo.

Foto: Eduardo Ramos

Sobre trabalhar em casa, Débora considera desafiador e gratificante. A dica para se manter saudável no home office é ter momentos de descanso:– Tem que se permitir ter flexibilidade, não se cobrar muito de realizar um horário comercial, das 8h às 18h. Pode dormir até mais tarde um dia e trabalhar até mais tarde também. Tem que saber dosar isso e tentar também tirar um tempo para descanso, ainda mais na internet que a gente tem a possibilidade de trabalhar o dia inteiro – aconselha.Depois de finalizar o cronograma de aulas, a criadora de conteúdo foi uma das seis pessoas selecionadas para se apresentar no Demo Day, um evento online que conta com jurados do Itaú, Magazine Luiza e YOUPIX, no dia 20 de julho. A apresentação é aberta ao público e tem como objetivo escolher duas pessoas para o YOUPIX Summit, o maior evento de influência do país, além de aumentar a visibilidade dos criadores e proporcionar novas parcerias.E para os interessados em alavancar a carreira de criador de conteúdo, o Creators Boost ainda está com as inscrições abertas para a última turma do ano até o dia 15 de julho. Acesse o link e inscreva-se!

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministério da Saúde abre 2,8 mil vagas em capacitação de preceptores em programas de residência em saúde Anterior

Ministério da Saúde abre 2,8 mil vagas em capacitação de preceptores em programas de residência em saúde

Avô é condenado a 30 anos de prisão por estuprar neta Próximo

Avô é condenado a 30 anos de prisão por estuprar neta

Geral