![Fotógrafa santa-mariense se destaca no cenário nacional e participa de programa para criadores de conteúdo Fotógrafa santa-mariense se destaca no cenário nacional e participa de programa para criadores de conteúdo](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/803591/file/desktop/debora-scaled.jpg?1686824156)
Eduardo Ramos
O isolamento social acelerou o processo de adoção do home office como um formato oficial de trabalho para algumas áreas, como a comunicação, por exemplo. Atividades como festas, shows, viagens, fotografia, foram afetadas pela pandemia e os profissionais dessas área tiveram que buscar novas alternativas para seguir trabalhando.Foi nessa época, em que todos se isolaram do mundo lá fora, que a fotógrafa Débora Lemos descobriu uma nova paixão na área da fotografia:– Sou formada em publicidade e trabalhava com foto, vídeo e design de marca, fazia de tudo um pouco. Desde foto de batizado, de festa, casamento, até vídeos mais institucionais. Com a pandemia, esses trabalhos pararam porque não dava para sair de casa. Eu já gostava de foto de comida, aí pensei: agora que estou passando esse tempo em casa, vou começar a fazer uns cursos – relata.A virada de chave para esse novo caminho profissional foi um curso de fotografia de gastronomia que ela realizou durante a pandemia. A sinalização da nova carreira foi atualizada inclusive na descrição do Instagram, que a define como fotógrafa de gastronomia e produto. Junto com a carreira, surgiu uma nova atividade: criadora de conteúdo. Ela postava os bastidores do que fazia nas redes sociais e recebia retorno dos seguidores, tudo de forma muito espontânea. Em agosto de 2020, ainda lançou um desafio chamado “1 produto, 3 produções” que a ajudou a engajar com mais pessoas que também tinham interesse na mesma área da fotografia.– Eu postava de uma forma muito despretensiosa, pedia um bolo para fotografar em casa e ia montando meu portfólio. As pessoas gostavam de acompanhar os bastidores, aí acabei começando a criar conteúdo – explica.
Leia também
Forró, xote e outros ritmos dançantes com a banda Milho Verde, a novidade da cena musical santa-mariense13 espetáculos para ver no palco do Treze no mês de julhoVencedores do 44º Concurso Fotográfico de Santa Maria receberam premiações nesta quarta-feira
Foto: Eduardo Ramos
Ela começou utilizando os cômodos da casa como cenário para as fotos. A mesa da cozinha virou acervo, a sala e o quarto também eram cenários. Além dos vários equipamentos fotográficos, Débora foi criando gradualmente um acervo de itens decorativos, de cozinha e painéis coloridos que são adaptados de acordo com as produções realizadas.Marcas como Eskimó, Delivery Much, Fini, Begin, Fabenne fazem parte do portfólio de Débora. O grande volume de trabalhos demandou um espaço maior em casa, assim, ela transformou o maior quarto do apartamento em um estúdio para guardar o acervo e realizar as produções.
Foto: Débora Lemos
Foto: Débora Lemos
Foto: Débora Lemos
O reconhecimento profissional transparece nas redes sociais e também no novo momento que Débora está vivendo: ela foi uma das selecionadas para participar do Creators Boost, o único programa de aceleração para criadores de conteúdo da América Latina. O projeto tem co-realização de Itaú e Magazine Luiza e apoio da Divi.Hub. Foram mais de 700 inscrições e apenas 50 selecionados para participar de uma “agenda essencial”, que inclui atividades como, workshops e mentorias com agências e grandes criadores de conteúdo. O programa é totalmente gratuito e voltado para alavancar a carreira dos criadores.– Me inscrevi com uma expectativa super alta, mas eu não passei de primeira. Eu vi o pessoal que passou, muita gente falando “me inscrevi 3 anos e só passei agora”, aí eu pensei, cara, no que a abrir de novo eu já vou tentar porque me interessei no programa. Me inscrevi pela segunda vez e passei – conta a criadora de conteúdo.
Foto: Eduardo Ramos
Sobre trabalhar em casa, Débora considera desafiador e gratificante. A dica para se manter saudável no home office é ter momentos de descanso:– Tem que se permitir ter flexibilidade, não se cobrar muito de realizar um horário comercial, das 8h às 18h. Pode dormir até mais tarde um dia e trabalhar até mais tarde também. Tem que saber dosar isso e tentar também tirar um tempo para descanso, ainda mais na internet que a gente tem a possibilidade de trabalhar o dia inteiro – aconselha.Depois de finalizar o cronograma de aulas, a criadora de conteúdo foi uma das seis pessoas selecionadas para se apresentar no Demo Day, um evento online que conta com jurados do Itaú, Magazine Luiza e YOUPIX, no dia 20 de julho. A apresentação é aberta ao público e tem como objetivo escolher duas pessoas para o YOUPIX Summit, o maior evento de influência do país, além de aumentar a visibilidade dos criadores e proporcionar novas parcerias.E para os interessados em alavancar a carreira de criador de conteúdo, o Creators Boost ainda está com as inscrições abertas para a última turma do ano até o dia 15 de julho. Acesse o link e inscreva-se!
Leia todas as notícias