A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promove, a partir desta terça-feira, o 9º Fórum Regional Permanente de Extensão. A ação, coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e realizada semestralmente nos campi da instituição, tem por objetivo reconhecer as demandas locais e articular esforços na resolução dos problemas sociais nas regiões de abrangência da universidade.
Esta edição marca o retorno do evento na forma presencial. As atividades têm início nesta terça-feira (07), em Frederico Westphalen.
Programa promove visitação aos espaços culturais da UFSM
Segundo o coordenador de Articulação e Fomento à Extensão da PRE/UFSM, Rudiney Soares Pereira, o evento é uma ferramenta da UFSM para se comunicar com a comunidade e fazer a coleta das demandas.
– Numa condição de pandemia, as edições anteriores ocorreram de forma virtual. Agora, voltamos à presencialidade, o que permite a integração com a comunidade e entender as demandas da sociedade. Olhando internamente para o potencial da universidade, podemos utilizar os recursos humanos disponíveis e as competências para atender essas demandas – explica.
O fórum reúne representantes da comunidade, alunos, professores e servidores técnicos administrativos da universidade, possibilitando a construção de parcerias entre diversos atores em prol do desenvolvimento regional sustentável. As definições também orientam a distribuição dos recursos do Fundo de Incentivo à Extensão (Fiex) e a criação de novas ações de extensão.
Leia também:
UFSM tenta reverter corte orçamentário de R$ 19 milhõesPrograma promove visitação aos espaços culturais da UFSMAvaliação de cursos vai embasar proposta de nova forma de ingresso na UFSM
RECURSOS
Neste ano, quase R$ 1 milhão foram distribuídos para as ações de extensão na UFSM. Esse recurso vai atender as ações conforme a prioridade de escolha popular de 2021 – pela ordem, foram escolhidas as áreas de educação de qualidade; saúde e bem-estar; e fome zero e agricultura sustentável.
As sugestões e as proposições que serão apresentadas neste 9° Fórum Regional servirão de base para a distribuição dos recursos em 2023.
INTERAÇÃO
O retorno do evento no formato presencial possibilita um diálogo mais efetivo. De acordo com Rudiney Pereira, os processos têm interação e apreciação mais eficientes em busca da solução das necessidades.
Além do fórum presencial, a UFSM utiliza outras ferramentas para se aproximar da sociedade.
– Ao longo dos anos, a instituição adotou instrumentos na forma de questionário e uma plataforma com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030. Essa plataforma está alinhada com o plano de desenvolvimento institucional. Com isso, há uma integração de critérios e demandas, proporcionando ações que gerem um impacto positivo para a universidade e a comunidade – ressalta Pereira.
Veja o calendário
Terça (07/06)
10h – Campus Frederico Westphalen, no Centro de Convivência14h30min – Campus Palmeira das Missões, no auditório (prédio 2)
Quarta (08/06)
14h30min – Campus Cachoeira do Sul, na Sala 201 (prédio Q4LAB1)
Terça (14/06)
14h30min – Campus sede, em Santa Maria, no Salão Imembuí (Reitoria)
Carmen Staggemeier Xavier, carmen.xavier@diariosm.com.br
Leia todas as notícias