Fórum de extensão da UFSM quer ouvir as demandas da comunidade

Carmen Xavier

Fórum de extensão da UFSM quer ouvir as demandas da comunidade
Por meio do evento, universidade levanta as principais necessidades. Em Santa Maria, cursos de extensão de música atendem diversas faixas etárias. Foto: Renan Mattos (Arquivo Diário)

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promove, a partir desta terça-feira, o 9º Fórum Regional Permanente de Extensão. A ação, coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e realizada semestralmente nos campi da instituição, tem por objetivo reconhecer as demandas locais e articular esforços na resolução dos problemas sociais nas regiões de abrangência da universidade.

Esta edição marca o retorno do evento na forma presencial. As atividades têm início nesta terça-feira (07), em Frederico Westphalen.

Programa promove visitação aos espaços culturais da UFSM

Segundo o coordenador de Articulação e Fomento à Extensão da PRE/UFSM, Rudiney Soares Pereira, o evento é uma ferramenta da UFSM para se comunicar com a comunidade e fazer a coleta das demandas.

– Numa condição de pandemia, as edições anteriores ocorreram de forma virtual. Agora, voltamos à presencialidade, o que permite a integração com a comunidade e entender as demandas da sociedade. Olhando internamente para o potencial da universidade, podemos utilizar os recursos humanos disponíveis e as competências para atender essas demandas – explica.

O fórum reúne representantes da comunidade, alunos, professores e servidores técnicos administrativos da universidade, possibilitando a construção de parcerias entre diversos atores em prol do desenvolvimento regional sustentável. As definições também orientam a distribuição dos recursos do Fundo de Incentivo à Extensão (Fiex) e a criação de novas ações de extensão.

Leia também:

UFSM tenta reverter corte orçamentário de R$ 19 milhõesPrograma promove visitação aos espaços culturais da UFSMAvaliação de cursos vai embasar proposta de nova forma de ingresso na UFSM

RECURSOS

Neste ano, quase R$ 1 milhão foram distribuídos para as ações de extensão na UFSM. Esse recurso vai atender as ações conforme a prioridade de escolha popular de 2021 – pela ordem, foram escolhidas as áreas de educação de qualidade; saúde e bem-estar; e fome zero e agricultura sustentável.

As sugestões e as proposições que serão apresentadas neste 9° Fórum Regional servirão de base para a distribuição dos recursos em 2023.

INTERAÇÃO

O retorno do evento no formato presencial possibilita um diálogo mais efetivo. De acordo com Rudiney Pereira, os processos têm interação e apreciação mais eficientes em busca da solução das necessidades.

Além do fórum presencial, a UFSM utiliza outras ferramentas para se aproximar da sociedade.

– Ao longo dos anos, a instituição adotou instrumentos na forma de questionário e uma plataforma com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030. Essa plataforma está alinhada com o plano de desenvolvimento institucional. Com isso, há uma integração de critérios e demandas, proporcionando ações que gerem um impacto positivo para a universidade e a comunidade – ressalta Pereira.

Veja o calendário

Terça (07/06)

10h – Campus Frederico Westphalen, no Centro de Convivência14h30min – Campus Palmeira das Missões, no auditório (prédio 2)

Quarta (08/06)

14h30min – Campus Cachoeira do Sul, na Sala 201 (prédio Q4LAB1)

Terça (14/06)

14h30min – Campus sede, em Santa Maria, no Salão Imembuí (Reitoria)

Carmen Staggemeier Xavier, carmen.xavier@diariosm.com.br

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Matemática permite Inter-SM sonhar com vaga nas quartas Anterior

Matemática permite Inter-SM sonhar com vaga nas quartas

Próximo

Claudemir Pereira: patinam por aqui as federações, a luneta grande novidade do pleito de 2022

Geral