Cerveja

Festival vai reunir cervejarias artesanais em Santa Maria

Conhecer um pouco mais sobre o mundo das cervejas artesanais, trocar experiências sobre os processos de fabricação, incentivar a produção, que pode até se tornar uma atividade de renda e geração de emprego, e, claro, degustar vários tipos da bebida. Esses são alguns dos propósitos do Festival Cerva Centro de Cerveja Artesanal, que ocorre no próximo sábado, das 17h às 22h, na Estância do Minuano, em Santa Maria.

O evento é promovido pela Associação de Cervejeiros do Centro do Rio Grande do Sul e reunirá 15 cervejarias, além dos amantes da cerveja que produzem em casa, os chamados paneleiros. 












Conforme o presidente da associação, que existe desde 2014, Fábio Guarda, o encontro que está em sua sexta edição tem o objetivo reunir os amantes do mundo cervejeiro e o público em geral para troca de experiências e informações. 

- A finalidade é a interação com quem aprecia uma cerveja diferenciada. Trocar informações sobre a produção entre os fabricantes, além de levar às pessoas mais conhecimento quanto ao processo, tipos de materiais utilizados, etc. O pessoal não tem noção do trabalho que dá, do tempo que leva para o preparo de cada tipo de cerveja - afirma Guarda.

A Associação Cerva Centro tem atualmente 39 associados entre produtores caseiros, cervejarias formalizadas e apreciadores. As vantagens, segundo o presidente Guarda, são os cursos oferecidos, principalmente sobre processos de produção, encontros fechados de análises dos produtos, troca de informações, participações em congressos e festivais pelo país. 


ATIVIDADE

O mercado cervejeiro tem se tornando o foco de muitos empreendedores. Em Santa Maria, por exemplo, nos últimos cinco anos, houve grande aposta no mercado e muitas marcas novas de cervejas artesanais surgiram. São muitas opções para quem quer se aventurar, desde a produção caseira até alto investimento em uma fábrica devidamente habilitada. No entanto, o engenheiro químico e sommelier cervejeiro Maurício Ferreira alerta para futuros empreendedores. 

- Sempre há espaço para aquele que produz de forma caseira, visando o consumo próprio ou para atender os amigos. Porém, a partir do momento que em pretende expandir o seu negócio, é preciso estar ciente que, além do processo de produção, será preciso entender de finanças, de gestão de pessoas, organização e planejamento. Além disso, terá de ter uma boa demanda para ter lucro, já que o custo fixo mensal é alto. Dá para ganhar dinheiro com cerveja, e pode ser também em áreas relacionadas, como prestação de serviços, montar um bar especializado com equipe especializada e conhecedora dos tipos de cerveja - indica o sommelier Maurício Ferreira. 

Para quem está querendo profissionalizar o seu processo de produção, uma recomendação do engenheiro químico, que tem a sua própria marca e que também presta consultoria para 18 cervejarias, é apostar nas chamadas cozinhas ciganas, que é o aluguel de infraestrutura de fábricas parceiras para produzir sua própria marca. 


SERVIÇO 

  • Quando_ Sábado, das 17h às 22h
  • Onde_ Estância do Minuano (Estrada Francisco Viterbo Borges, 705)
  • Cervejarias confirmadas_ Moocabier, SUD Birrificio, Tupiniquim, Maniba, Coruja, Roleta Russa, Heilige, Portoalegrense, Maria Santa, Artesana, Província, La Comparsa, Imigração e Camobier
  • Comida_ Bufê de doces e salgados servidos pela padaria Concórdia
  • Bandas_ Rocksane e Hollywood Rockers
  • Ingressos_ R$ 120, à venda no Polvo Tickets, Rancho dos Gaudérios, Growler House, Mestre Cervejeiro, Barber Shop, Cervejaria Maria Santa e Parador Cervejeiro. Ingresso dá direito a um copo personalizado, acesso a cervejas e bufê
  • Informações_ Facebook


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Criança morre afogada em rio em Rosário do Sul

Título título título título Próximo

Título título título título

Geral