Festa da calourada pode ser realizada na Gare em 2023

Deni Zolin

Festa da calourada pode ser realizada na Gare em 2023

Marcelo Oliveira

Uma comissão especial da Câmara de Vereadores vai começar a discutir, a partir de desta terça-feira (17), a possibilidade de a festa dos calouros das universidades seja transferida da Praça Saturnino de Brito para o largo em frente à estação ferroviária.

Composta pelos parlamentares Rudys Rodrigues, Pablo Pacheco e Marina Callegaro, a comissão vai definir nesta terça-feira qual o cronograma de atividades, o que incluirá reuniões com diversas entidades envolvidas na festa dos bixos: DCE da UFSM, prefeitura, Brigada Militar e até comerciantes.

Segundo Pacheco, é importante que Santa Maria receba bem os novos estudantes das universidades, e para evitar transtornos à vizinhança da Saturnino, a intenção é transferir a festa para um local mais adequado. A partir de agora, a ideia será discutida com todos os envolvidos. Pacheco disse que a comissão está trabalhando no assunto agora no recesso da Câmara para dar tempo de se chegar a um acordo e definir um novo local até março, quando ocorrerá a calourada do primeiro semestre de 2023. Segundo ele, a comissão estará aberta a outras sugestões de locais.

– Pensamos na gare porque é um espaço público onde poderia ser montado um palco para shows com banda ou DJ, e haveria possibilidade de colocar quiosques para vender bebidas. Os ônibus podem ser concentrados para Avenida Rio Branco – afirmou Pacheco.

Recentemente, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) chegou a afirmar que pretendia suspender a festa na Saturnino. A declaração foi meses após a morte do jovem Leonardo Pereira Almeida, 22 anos, que foi assaltado e assassinado na Rua Coronel Niederauer, em frente ao quartel dos bombeiros, após sair da festa da calourada na praça. Leonardo não era calouro, mas foi na festa.

Reunião

Reunião realizada na sexta-feira. Foto: Rodrigo Decimo (Redes Sociais)

Na sexta-feira (13), foi realizada uma reunião entre a prefeitura, a UFSM e as forças de segurança para alinhar o planejamento e as ações para a realização da calourada deste ano. A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da UFSM, do vice-prefeito Rodrigo Decimo e com o reitor da UFSM Luciano Schuch que optaram por não se manifestarem enquanto não houver definição.

Há 20 anos, polêmicas e violência se acumulam na “Praça do Brahma”

Na mesma noite de latrocínio, mais vítimas procuram a polícia para registrar roubo e agressões após “Festa do Brahma”

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

STF nega pedido de liberdade de santa-mariense Eduardo Englert, preso nos atos antidemocráticos em Brasília Anterior

STF nega pedido de liberdade de santa-mariense Eduardo Englert, preso nos atos antidemocráticos em Brasília

Câmara entrega à PGR notícia-crime contra vândalos Próximo

Câmara entrega à PGR notícia-crime contra vândalos

Geral