No Brasil, o dia de Nossa Senhora dos Navegantes é celebrado em 2 de fevereiro, sendo considerado feriado em diversos estados e municípios. Este é o caso de Dona Francisca, que institui o decreto em dezembro de 1999.
Apesar da lei, as festividades no município são bem mais antigas. No ano passado, os fiéis comemoram 100 anos de romaria, com procissão luminosa e missa. Nesta quinta-feira (2), a celebração voltou a reunir grande público.
Festividade
A Festa dos Navegantes de 2023 em Dona Francisca teve início por volta das 19h30min. A santa, que é padroeira do município, chegou de barco pelo Porto Rio Jacuí. O momento foi celebrado com palmas e fogos de artifício. Carregada por fiéis, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes fez a primeira parada da procissão no Parque Histórico Obaldino Tessele, de Dona Francisca.
De frente a um monumento em homenagem aos imigrantes, o público enxergava as representações de Maria e um anjo. A procissão luminosa é uma tradição do município. Como um ato de fé e devoção, os fiéis carregam velas durante todo o caminho, iluminando o trajeto até a Igreja Matriz São José.
Na segunda parada da procissão, o público foi convidado a assistir a cena do encontro de Maria e Isabel. O ato, que simboliza a união em família e a chegada de bençãos, emocionou os presentes. Após a subida pela Rua Marechal Artur da Costa e Silva, ocorreu a terceira e última parada na Praça Padre José Iop. No espaço, foi realizada a encenação de um dos mais conhecidos milagres de Jesus: a transformação da água em vinho.
Por volta das 20h20min, a Nossa Senhora dos Navegantes entrou na Igreja Matriz, carregada pelos fiéis. Devido a grande quantidade de público, muitos fiéis tiveram que acompanhar a celebração em pé. Do lado de fora, ainda era possível ver pessoas com velas e em oração.
O primeiro dia da Festa dos Navegantes encerrou com uma quermesse no Salão Paroquial. Conforme a Brigada Militar, 300 pessoas participaram do evento. A programação seguem no sábado (4) e domingo (5), com missas, benção de São Brás e almoço.
Tradição
Próximo a entrada do Porto Rio Jacuí, a aposentada Tânia Maria Machado, 65, e a secretária paroquial da Igreja Matriz São José, Fernanda Machado, 43, organizam uma banca com velas para a procissão luminosa. O valor das vendas é revertido para a igreja em Dona Francisca. O amor por este trabalho foi passado de mãe para filha, tornando-se tradição. Tânia foi secretária paroquial durante 16 anos. Em final de abril de 2022, Fernanda assumiu o mesmo cargo.
– É muito bom ter uma filha que segue os passos da mãe. A gente tenta, mas vê que hoje é muito difícil. Graças a deus, eu consegui. É bom e é de família trazer para dentro da igreja também. É bacana isso – conta Tânia, com um sorriso no rosto.
Dos 30 anos dedicados por Tânia à venda de velas durante a Festa dos Navegantes, mais de 10 foram ao lado da filha. Fernanda comenta sobre a oportunidade:
– Eu me sinto orgulhosa, porque eu cresci vendo ela trabalhando nisso e aos poucos, eu vinha ajudando. Então, para mim, é gratificante poder ficar no lugar dela, que agora se aposentou, e dar continuidade. É importante o pessoal ter essa consciência que pode fazer alguma coisa.
A aposentada Ana Maria Rossato Pretto, 66 anos, acompanha a dinâmica das colegas de banca. Ela, que é catequista, acredita que é preciso incentivar os jovens para que participem tanto das ações da igreja quanto da Festa dos Navegantes.
– Nós temos que preservar essa fé, essa caminhada e essa dedicação a Nossa Senhora. Ela é nossa mãe e protetora – justifica.
Entre diálogos e sorrisos, o trio recepciona os fiéis, que se aproximam do ponto de partida da procissão luminosa.
Programe-se!
Sábado (4)
19h – Missa e Benção de São Brás na Igreja matriz São José
Domingo (5)
10h 30min – Missa Festiva na Igreja Matriz São José
12h – Almoço no Salão Paroquial de Dona Francisca
Leia todas as notícias