Faxinal do Soturno decreta situação de emergência devido à estiagem

Redação do Diário

Faxinal do Soturno decreta situação de emergência devido à estiagem
A falta de chuva tem gerado inúmeros prejuízos aos produtores rurais faxinalenses. Além das perdas nas lavouras, a falta de água também tem impactado no consumo humano e de animais. Frente à situação, o município de Faxinal do Soturno decretou, nesta sexta-feira (6), situação de emergência devido à estiagem. A medida assinada pelo prefeito em exercício Lourenço Domingos Moro está disposta no Decreto Municipal nº 3.133.

Dentre as justificativas estão o déficit hídrico causado pela falta de chuvas regulares nos últimos meses; os danos humanos, ambientais e prejuízos econômicos e sociais já causados até o momento; a utilização de todo o aparato disponível para minimizar os efeitos, bem como para assistência dos afetados; e o parecer favorável à declaração de anormalidade da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Para o prefeito em exercício Lourenço Domingos Moro, o cenário é preocupante, pois já são visíveis os prejuízos no município e não há previsão de chuva nos próximos dias para normalizar a situação.

– Estamos empenhados em ajudar os produtores rurais que já sofrem com a estiagem. Com a publicação do Decreto, teremos maior agilidade nas ações e também esperamos receber apoio dos governos Estadual e Federal para dar suporte às famílias que, mais uma vez, estão sendo afetadas com a seca – destacou.

De acordo com o laudo emitido pela Emater, os prejuízos mais expressivos estão na cultura do milho, onde a perda de produtividade no milho em grão é de 40% e no milho silagem é de 20%, e na bovinocultura de leite, com perda estimada de 40% até o momento, podendo se agravar devido ao baixo desenvolvimento das pastagens e baixa qualidade da silagem. Além disso, a produção de arroz também vem sendo afetada com a falta de água para irrigação, estimando uma perda de 15% em todo município, chegando a 30% nas áreas sem irrigação. Ao todo, o prejuízo financeiro já passa de R$ 11 milhões. O engenheiro Agrônomo Diogo Vendruscolo acredita que, com base nas previsões meteorológicas dos próximos dias, a tendência é que a situação se agrave ainda mais e que as perdas aumentem consideravelmente.

Para minimizar a situação e oferecer suporte aos produtores rurais, desde o início de dezembro, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos já entregou mais de 50 mil litros de água potável para famílias do interior do município e a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Faxinal do Soturno fez a entrega de mais de 287 mil litros de água para o consumo de animais. Os locais mais afetados são Sítio Alto, Sítio dos Mellos, Novo Treviso e Linha dos Gonçalves.

Além disso, o secretário de Assistência Social Eduardo Garlet Prestes destaca que a estiagem já tem impactado na vida das pessoas, sendo que inúmeras famílias já estão ou ficarão expostas à condição de vulnerabilidade social e econômica. Até o momento, 52 pessoas estão sendo assistidas pelo poder público. A Secretaria de Assistência Social busca auxiliar as famílias com alimentação e com materiais como reservatórios de água.

Com o decreto em vigor, o município está autorizado a mobilizar todos os órgãos municipais para atuação nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. Segundo o secretário da Administração e Gestão Financeira Iramir Zanella, o próximo passo é inserir as informações de perdas referentes à estiagem no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) e aguardar homologação à nível estadual e federal.

Com estiagem, prejuízos na produção agropecuária da Região Central deve ultrapassar R$ 180 milhões

*Com informações da prefeitura de Faxinal do Soturno

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem mata mulher grávida com golpes de machado Anterior

Homem mata mulher grávida com golpes de machado

Inquérito aponta que policiais militares praticaram crimes de extorsão e tortura Próximo

Inquérito aponta que policiais militares praticaram crimes de extorsão e tortura

Geral