Familiares e amigos de Jonas da Silva, 19 anos, fizeram uma carreata, na tarde deste sábado, em Santa Maria. A manifestação homenageou o jovem no dia em que sua morte completa uma semana. Ele perdeu a vida ao ser atropelado, no último dia 15, na Estrada dos Freitas, em um estreito trecho de chão batido, no distrito de Pains.
A carreata iniciou, por volta das 14h, nas proximidades da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e seguiu em direção a estrada principal de Pains.
Vestindo camisetas que estampavam a foto de Jonas, os familiares alertavam para os perigos no trânsito. O branco das camisetas deu o tom da manifestação: paz nas estradas e ruas de Santa Maria.
Bastante emocionado, Alberi da Silva, 49 anos, contou o motivo que mobilizou os familiares a enfrentarem a dor de retornar ao local onde o corpo do filho foi encontrado.
Nós queremos paz no trânsito para que nenhum motorista faça o que fizeram com o nosso filho. Nós queremos paz para que nenhuma família sinta a dor que estamos sentindo revelou o pai de Jonas.
Ainda no local onde o corpo do jovem foi encontrado, de mãos dadas, os participantes da carreata fizeram uma oração. Depois, eles seguiram para o Cemitério São Geraldo, na localidade de mesmo nome, onde Jonas foi sepultado.
Lá, familiares e amigos fizeram mais uma oração e lembraram dos bons momentos ao lado do jovem que teve os sonhos interrompidos pela violência no trânsito.
A Delegacia de Trânsito investigao caso.