Falta de medicamento

Faltam medicamentos na Farmácia Municipal de Santa Maria

Thays Ceretta

 

 Santa Maria 08/03/2017Farmácia Municipal presta cerca de 550 atendimentos por dia
Foto: Lucas Amorelli / New Co DSM

"Estão faltando muitos remédios, medicamentos que são básicos". Esse é o desabafo de uma paciente que mora em Santa Maria e que não consegue retirar o medicamento há pelo menos 15 dias. O relato é de uma paciente de 42 anos, que preferiu não se identificar com medo de represálias. Ela conta que foi até a Farmácia Municipal no dia 28 de setembro, com a receita do medicamento clonazepam 2mg. Ao chegar no local, foi informada de que o medicamento estava em falta, mas que chegaria em 15 dias, o que não ocorreu.

– Falaram que ia chegar uma carga grande, mas eu liguei outras duas vezes depois do prazo, e ainda não chegou. Daí, eu perguntei quais são os medicamentos que estão faltando, e me disseram que não tinha paracetamol, dipirona, carvediol 12,5 mg e o prometazina. O problema é que minha receita vai vencer, e eu vou ter que conseguir outra consulta na unidade básica de saúde para, depois, tentar conseguir o medicamento – conta.

Liminar da Justiça Federal inviabiliza programação do Outubro Rosa

De acordo com a coordenadora da Política da Assistência Farmacêutica, Salete Zago de Barros,  a lista de medicamentos do município, chamada Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), tem por base a Relação de Medicamentos Essenciais do Ministério da Saúde (Rename), e pode ser que alguns medicamentos tenham sido retirados da lista, como é o caso da prometazina.

– Com base nas características epidemiológicas de cada município, a Comissão de Farmácia e Terapêutica tem autonomia para montar a lista dos medicamentos que serão entregues pela farmácia, e pode ser que alguns remédios deixaram de ser entregues pelo município. Todos os anos, essa lista é atualizada –  explica Salete.

Por dia, cerca de 800 pessoas são atendidas na Farmácia Municipal de Santa Maria. A retirada de medicamentos é feita somente por pacientes que moram na cidade e que consultaram em unidade básica de saúde, UPA, PA, Casa de Saúde ou Hospital Universitário (Husm), portando a receita do SUS.

A responsável pela Farmácia da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ªCRS), Glenda Mori, comentou que o local fechou para balanço ontem e hoje e, por isso, não é possível saber se há falta de algum remédio.

 Acordo na Justiça vai garantir repasse da prefeitura ao Lar de Mirian

LISTAS
A relação de remédios e como fazer para ter acesso aos medicamentos do SUS consta no site da prefeitura de Santa Maria e também está disponível em todas as unidades de saúde da cidade

– Lista da Farmácia Municipal – www.santamaria.rs.gov.br/saude/335-assistencia-farmaceutica
– Lista da Farmácia do Estado – www.saude.rs.gov.br/componente-especializado-5880ca5e8efc3

FARMÁCIA MUNICIPAL
Onde –
Rua Roque Calage, 55, Centro
Atendimento – De segunda a sexta, das 8h às 15h
Telefone – (55) 3226-8368
Retirada de medicamento – Somente com receita médica do SUS

MEDICAMENTOS
Prometazina –
Não é mais distribuído no município. Não foi informado se a farmácia do Estado está distribuindo
Clonazepan 2mg – Ficou sete dias em falta. Previsto para chegar nesta quarta-feira
Paracetamol – Nunca faltou
Dipirona – Não está em falta
Carvedilol – Não tem previsão para chegar à cidade
Anlodipino 5 mg – Está em falta há uma semana. Deve chegar em 15 dias







Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

TRF4 mantém expulsão de aluno da UFSM por fraude em diploma

Próximo

WhatsApp terá compartilhamento de localização em tempo real

Geral