Fado “moderno” para a playlist do fim de semana

Michele

Fado “moderno” para a playlist do fim de semana

O fado, estilo musical português tradicional que, por vezes, lembra a nossa “boemia” tem ganhado novas versões, principalmente por vozes femininas. Um fadista canta a realidade da vida, normalmente com um tom melancólico – é apenas um vocalista acompanhado instrumentos de corda.

Só que as “regras” vem sendo mudadas por artistas que estão a compor novas versões do estilo musical. São arranjos, instrumentos e uma certa leveza que tem sido trazidas para o fado – um estilo conhecido pelas letras e melodias que traduzem os dramas e os sofrimentos, tem ganhado um tom mais animado e, por vezes, até engraçados. Segundo os críticos, o “novo fado” vem para atualizar o estilo e atingir as novas gerações. Como todas as novidades, há quem discorde e diga que fado só existe um e que é fiel às raízes. Mas essa discussão fica para quem pesquisa o tema, quero mesmo é falar de música e desses novos fados que costumo ouvir.

A verdade é que as novas canções são muito ouvidas por aqui e se encaixam até nas playlists de rádios direcionadas ao público jovem. Destaco aqui o nome da Ana Moura e deixo na sugestão de playlist duas canções: Andorinhas, que eu adoro; e Dia de Folga que é super sugestiva para uma sexta-feira.

Tem ainda a cantora Mariza, uma das mais conhecidas fadistas que vai do clássico ao moderno. Separei para a playlist minhas duas canções favoritas dela. Melhor de Mim e Quem me dera.

E tem ainda a Gisela João que fez sucesso até entre as crianças com a canção Sr. Extraterrestre. A música é mesmo engraçada!

Bom fim e semana!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto que une dança e patrimônio cultural em Santa Maria realiza primeira intervenção nesta sexta-feira Anterior

Projeto que une dança e patrimônio cultural em Santa Maria realiza primeira intervenção nesta sexta-feira

Dia de “verde e vermelho” e de “verde amarelo” Próximo

Dia de “verde e vermelho” e de “verde amarelo”

Geral