Expectativa dos pequenos negócios para 2023

Em minha última coluna, tratei de trazer alguns pontos principais sobre a avaliação dos pequenos negócios, sobre seu desempenho em 2022, mas na visão destes mesmos empresários, quais são as suas expectativas para 2023, perante os desafios que se apresentam nos mais variados aspectos do negócio?

Maiores Desafios, hoje!

Ao fazer uma análise do momento atual dos pequenos negócios, para 65% das empresas o principal desafio está em equilibrar as finanças e trabalhar seu planejamento, já que diversos aspectos se materializam no dia a dia do empreendedor e precisam ser enfrentados. Um dos exemplos é a redução do poder de compra do consumidor, seguido pela alta dos custos de insumos, energia e etc. Daí a justificativa para mais da metade dos empreendedores estarem preocupados com o planejamento e a busca pelo equilíbrio financeiro. Além disso, as mudanças no comportamento de consumo e a necessidade de trabalhar a oferta de novos produtos ou produtos diferenciados também estão na pauta, já que temos aí uma nova geração de consumidores, com novos propósitos e novos comportamentos, quando o assunto é a decisão de compra ou escolha de quem comprar.

Economia do Estado

O percentual de confiança na economia do Estado se manteve estável em relação a 2022. Entretanto, o momento de incertezas e instabilidade que o país está vivendo parece afetar a confiança de uma parcela de empreendedores. Aumentou em 10 pontos percentuais a proporção dos que estão pessimistas com o futuro (de 14% em 2022 para 24% em 2023). A piora na confiança com a economia acaba refletindo também na atividade. Reduziu em 5 pontos percentuais a proporção dos que estão confiantes com a melhoria no ramo de atividade no comparativo com 2022 e aumentou a proporção de pessimistas (de 8% em 2022 para 14% em 2023).

Expectativas para os negócios

As incertezas em relação ao cenário político parecem ter pouco impacto nos negócios, 93% dos empresários têm a intenção de expandir e/ou manter as atividades em 2023 e, além dos planos de expansão e manutenção dos negócios atuais, 24% tem intenção de abrir um novo negócio ainda este ano.

Crédito

Para 66% dos pequenos negócios, recorrer à fontes de financiamento está fora de questão, já para os 34% que pretendem faze-lo, a finalidade dos financiamentos será para capital de giro (53%), aquisição de máquinas e equipamentos (35%), investimentos em inovação (26%), pagamento de dívidas (18%) e energias renováveis (10%).

Para não esquecer

Situação dos negócios em 2022:

• Para 2 em cada 3 empresas o ano de 2022 foi melhor que 2021.• O aumento dos custos e a redução do poder de compra dos clientes foram os fatores que mais afetaram dos negócios em 2022.• Uma em cada 2 empresas indicaram aumento no faturamento. E 56% sinalizaram estabilidade na ocupação de pessoas em 2022.• 24% dos negócios estiveram com pagamentos em atraso (superior a 3 meses) no ano passado.• 1 em cada 3 empresas tem como principal desafio equilibrar as finanças e o planejamento do negócio.• Aumentou o número de empresas que buscaram crédito em 2022, 35% dos entrevistados. O valor obtido por empresa foi de R$ 105.165,00.

Expectativas para 2023:

• Caiu a confiança na melhoria da economia gaúcha e do setor de atividade para 2023.• Os empresários estão confiantes em relação aos negócios, 93% pretendem expandir e manter em 2023.• 1 em cada 5 empreendedores tem planos de abrir um novo negócio em 2023.• 2 em cada 3 empreendedores (67%) planejam investimentos em 2023, as principais áreas são marketing, novos produtos e capacidade de atendimento.• 2 em cada 5 empreendedores estão satisfeitos com o negócio e afirmam que os desafios provocaram mudanças valiosas. Enquanto 20% estão entusiasmados com o futuro e animados com as novas possibilidades.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Os prós e contras dos novos voos, agora para Guarulhos Anterior

Os prós e contras dos novos voos, agora para Guarulhos

Último dia para pagar o IPTU 2023 com descontos de até 20% em cota única será nesta sexta Próximo

Último dia para pagar o IPTU 2023 com descontos de até 20% em cota única será nesta sexta

Geral