A 37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) contou com uma programação extensa e também inaugurou dois novos eventos na instituição. Entre os dias 8 e 9 de novembro a Jornada lançou a primeira edição da JAI Mirim para escolas da região da Quarta Colônia e a primeira Maratona de Inovação em parceria com a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec).
A edição deste ano recebeu a inscrição de mais de 4 mil trabalhos e realizou 15 eventos satélites. Neles os participantes e os visitantes puderam participar de conferências, workshops, simpósios, palestras e oficinas. A JAI tem como objetivo estimular a iniciação dos alunos no meio acadêmico, promover a troca de experiências e interagir com a comunidade externa.
JAI Mirim
Nesta quarta-feira (09), a UFSM realizou a primeira JAI Mirim para as escolas de ensino fundamental e infantil da região da Quarta Colônia. Cerca de 70 escolas e mais de 380 estudantes participaram do evento que teve como objetivo promover a integração do ensino infantil com a universidade.
Quem também foi participar do evento foram os dinossauros Agudino e Agussauro, que fizeram a alegria da criançada. Em filas os alunos esperavam ansiosos por um abraço dos dinossauros e havia ainda, espaço para desenhos, brincadeiras, pipoca e bolo. Todos os estudantes ganharam um certificado de participação.
A vice-reitora da UFSM, Martha Adaime, comenta que nesta primeira edição a Universidade inaugura uma forma de trabalhar com a região da Quarta Colônia, no eixo de ensino, pesquisa e extensão, com as crianças. A ideia de abrir espaço para o ensino infantil e fundamental veio a partir de reuniões com representantes do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CONDESUS) da Quarta Colônia.
Os nove municípios do CONDENSUS trouxeram seus trabalhos para o evento, as produções apresentadas foram selecionadas pelas próprias prefeituras. Para o próximo ano, a expectativa é aumentar a participação trazendo todas as escolas da região Quarta Colônia para a Universidade.
Maratona de Inovação
Foto: Divulgação
Na terça-feira (8), ocorreu a primeira Maratona de Inovação da UFSM. Durante as mais de 12 horas de encontro, os participantes foram desafiados a encontrar soluções para problemas recorrentes da universidade. Dentre os temas propostos estavam: como melhorar o desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), como aumentar a taxa de conclusão de curso e como melhorar o relacionamento com o egresso.
O evento inaugurou o pilar “inovação e empreendedorismo” na JAI, o qual tem como objetivo trazer os alunos para um ambiente de inovação, percorrendo uma metodologia de criação e resolução de problemas. A maratona reuniu mais de 50 pessoas que se dividiram em equipes formadas por alunos de diferentes cursos, para que os participantes pudessem ter contato com diversas áreas do conhecimento.
O grupo ganhador ficou responsável pelo desafio de melhorar a comunicação entre os egressos com a UFSM. Para isso, os acadêmicos optaram pela criação de um aplicativo que conecta os ex-alunos com a universidade, o UFSMer. Todos os integrantes do grupo são alunos do Campus de Frederico Westphalen e receberam como premiação a inscrição em um curso do Sebrae em que eles conseguirão desenvolver ainda mais as habilidades de pensar de forma criativa.
*Com informações da Agência de Notícias da UFSM