Foto: Google Street View
O município de Itaara completou 29 anos de emancipação política. No dia 22 de outubro de 1995, ocorreu o plebiscito que tornou o então distrito de Santa Maria em uma nova cidade. Para comemorar a data, diversas atividades serão realizadas neste domingo (27), a partir das 16h, na Praça Matriz.
A programação inclui apresentações artísticas, praça de alimentação, mateada, entre outras atrações. Para animar a comunidade, o grupo Os Filhos da Querência e o Forró Mania subirão ao palco com muita música e ritmos.
Uma edição especial do Brique de Itaara promete levar artesanato, arte, gastronomia e curiosidades para a praça.
Trânsito
Para a realização do evento, a prefeitura informa que haverá alterações no trânsito. A Avenida Guilherme Kurtz será interditada no sentido Itaara-Santa Maria, entre a Avenida Alcides Herter (entrada do Parque Pinhal) e a Rua Anibald Staggemeier a partir das 8h deste domingo.
Já a partir das 14h, o tráfego de veículos será interrompido nos dois sentidos. Com isso, o transporte coletivo que sai de Santa Maria passará a fazer o seguinte itinerário: ingressa na Avenida Guilherme Kurtz, faz o retorno próximo ao Ginásio Municipal e retorna à BR-158. Ingressa na Rua Anibald Staggemeier e segue pela Avenida Guilherme Kurtz. O mesmo desvio valerá para o sentido inverso.
História
A povoação do município de Itaara teve início com a construção da antiga Estrada do Perau, aberta ao trânsito público, por ordem do governoo Farroupilha em 1840.
Em 1904, chega ao Rio Grande do Sul o primeiro grupo de judeus, aproximadamente 300 pessoas, vindos da região da Bessarábia, atual Ucrânia, instalando-se assim a 1° Colônia Judaica do Brasil, que obteve o nome de Colônia Philippson. Durante os anos seguintes, o povoado é considerado, pelo governo do Estado como território pertencente a Santa Maria.
Após o plebiscito de 1995, em 28 de dezembro do mesmo ano, a lei estadual n° 10.643, assinada pelo governador Antônio Britto, foi criava oficialmente o município sendo sua instalação em 1 de janeiro de 1997.
Com uma população de 5,5 mil habitantes, segundo o Censo de 2022, o município tem sua economia baseada em turismo, agricultura, artesanato e nos diversos balneários e pousadas instalados na cidade. De origem tupi-guarani, Itaara significa pedra alta ou altar de pedra.