Eventos comemoram o aniversário de 29 anos de emancipação de Itaara

Eventos comemoram o aniversário de 29 anos de emancipação de Itaara

Foto: Google Street View

O município de Itaara completou 29 anos de emancipação política. No dia 22 de outubro de 1995, ocorreu o plebiscito que tornou o então distrito de Santa Maria em uma nova cidade. Para comemorar a data, diversas atividades serão realizadas neste domingo (27), a partir das 16h, na Praça Matriz.
A programação inclui apresentações artísticas, praça de alimentação, mateada, entre outras atrações. Para animar a comunidade, o grupo Os Filhos da Querência e o Forró Mania subirão ao palco com muita música e ritmos.
Uma edição especial do Brique de Itaara promete levar artesanato, arte, gastronomia e curiosidades para a praça.

Trânsito

Para a realização do evento, a prefeitura informa que haverá alterações no trânsito. A Avenida Guilherme Kurtz será interditada no sentido Itaara-Santa Maria, entre a Avenida Alcides Herter (entrada do Parque Pinhal) e a Rua Anibald Staggemeier a partir das 8h deste domingo.
Já a partir das 14h, o tráfego de veículos será interrompido nos dois sentidos. Com isso, o transporte coletivo que sai de Santa Maria passará a fazer o seguinte itinerário: ingressa na Avenida Guilherme Kurtz, faz o retorno próximo ao Ginásio Municipal e retorna à BR-158. Ingressa na Rua Anibald Staggemeier e segue pela Avenida Guilherme Kurtz. O mesmo desvio valerá para o sentido inverso.

História

A povoação do município de Itaara teve início com a construção da antiga Estrada do Perau, aberta ao trânsito público, por ordem do governoo Farroupilha em 1840.
Em 1904, chega ao Rio Grande do Sul o primeiro grupo de judeus, aproximadamente 300 pessoas, vindos da região da Bessarábia, atual Ucrânia, instalando-se assim a 1° Colônia Judaica do Brasil, que obteve o nome de Colônia Philippson. Durante os anos seguintes, o povoado é considerado, pelo governo do Estado como território pertencente a Santa Maria.
Após o plebiscito de 1995, em 28 de dezembro do mesmo ano, a lei estadual n° 10.643, assinada pelo governador Antônio Britto, foi criava oficialmente o município sendo sua instalação em 1 de janeiro de 1997.
Com uma população de 5,5 mil habitantes, segundo o Censo de 2022, o município tem sua economia baseada em turismo, agricultura, artesanato e nos diversos balneários e pousadas instalados na cidade. De origem tupi-guarani, Itaara significa pedra alta ou altar de pedra.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Montagem da segunda ponte móvel do Exército Brasileiro na RSC-287 é concluída em Santa Maria Anterior

Montagem da segunda ponte móvel do Exército Brasileiro na RSC-287 é concluída em Santa Maria

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 85 milhões Próximo

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 85 milhões

Geral