Evento reúne mais de 4 mil catequistas neste domingo em Santa Maria

Evento reúne mais de 4 mil catequistas neste domingo em Santa Maria

Foto: Carolina Teixeira

Santa Maria recebeu, neste domingo (27), cerca de 4,5 mil pessoas na 3ª Jornada Estadual de Catequese do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esse evento reuniu catequistas de todo o Rio Grande do Sul para uma celebração em torno do tema “A vocação querigmática do catequista”.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Sob o lema “O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos!” (I Jo 1,3), a jornada foi conduzida de forma simultânea em dois locais distintos para acolher o grande número de participantes – no Colégio Coração de Maria e no Clube Recreativo Dores.

 
O evento teve início às 8h, oferecendo um dia repleto de momentos de oração e reflexão. À tarde, por volta das 15h, teve início uma procissão com a imagem de Nossa Senhora Medianeira, partindo dos locais de acolhimento até o Santuário Basílica da Medianeira. Agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) e Brigada Militar (BM) acompanharam a romaria e fizeram bloqueios em alguns trechos das avenidas Dores e Medianeira. O trânsito foi liberado logo após a passagem da procissão.

 
No Parque da Medianeira, foi realizada a Santa Missa final, encerrando a programação. A 3ª Jornada Estadual de Catequese reuniu representantes das arquidioceses de Santa Maria, Porto Alegre, Passo Fundo e Pelotas; e das dioceses de Frederico Westphalen, Santa Cruz do Sul, Montenegro, Cruz Alta, Erechim, Vacaria, Uruguaiana, Caxias do Sul, Rio Grande, Santo Ângelo, Osório, Bagé, Novo Hamburgo e Cachoeira do Sul.

 

Despedida

Também no domingo, a Igreja Católica decretou luto pela morte do cardeal dom Geraldo Majella Agnelo. Ele foi arcebispo da Arquidiocese de Londrina entre os anos de 1982 e 1991, época em que fundou a Pastoral da Criança, em 1983, ao lado da médica Zilda Arns.

 
Dom Geraldo Majella Cardeal Agnelo, arcebispo emérito de São Salvador da Bahia, morreu aos 89 anos, na manhã de sábado, , em Londrina, onde residia desde 2014. A saúde de dom Geraldo se agravou em dezembro de 2022, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O cardeal encontrava-se em internamento domiciliar. O cardeal foi sepultado na Cripta da Catedral Metropolitana de Londrina (PR).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Redução das linhas de transporte coletivo afeta 65 mil passageiros em Santa Maria Anterior

Redução das linhas de transporte coletivo afeta 65 mil passageiros em Santa Maria

Início do mês de setembro vai ser marcado por chuva na Região Central Próximo

Início do mês de setembro vai ser marcado por chuva na Região Central

LEIA MAIS
Geral