NathSchneider
Neste sábado, mais de 600 pessoas, entre atletas e professores, frequentaram o Centro de Educação Física e Desporto da UFSM para acompanhar as competições finais da 52ª edição dos Jogos Estudantis do Rio Grande do Sul (Jergs). Ao todo, os jovens atletas de 497 municípios gaúchos participaram de 19 provas, como salto em distância, lançamento de disco e 100 metros rasos, divididas nas categorias mirim e juvenil, além sub-14, sub-16 e sub-18, categorias referentes aos paratletas.
Animadas com os resultados, as estudantes Suelen da Silva, 16 anos, e Vanessa Conti, 17, vieram de Passa Sete para competir. Suelen levou o bronze na prova de arremesso de peso, e Vanessa a prata no salto triplo. Elas representaram a Escola Estadual de Ensino Básico Cristo Rei
– O atletismo é muito legal e foi fantástico poder representar o nosso município. Dizem que eu sou uma das atletas mais calmas e por isso estava bem tranquila. Foram duas semanas treinando em casa e tentei dar meu melhor para levar uma medalha para levar para a escola – explica Suelen.
A professora Giane Fetzer, 53, e o técnico Jardel Gervasoni, 35, vieram para acompanhar as atletas. Emocionados com as finais da competição, eles comemoraram a retomada do Jergs após dois anos de pandemia.
– A Giane foi minha professora e agora eu retorno ao Jergs como colega de trabalho dela e treinador das gurias. Então, é um momento muito especial. A competição, além de um incentivo ao esporte, também é esse momento de integração, de conhecer novos atletas. Enfim, competir e se divertir – comemora Jardel.
Os adolescentes Mariana Chaves, 15, e Luis Gustavo Peruzzolo, 16, também competiram e garantiram medalhas. Eles representaram o Colégio Militar de Santa Maria nas competições 400 metros juvenil feminino e masculino. Ambos ficaram em terceiro lugar.
– Entrei esse ano no colégio e desde do inicio do ano estamos nos preparando. Participamos de outras competições, como os Jogos da Amizade, evento entre os colégios militares. E poder participar do Jergs, é muito especial, principalmente por ser meu primeiro ano. Muito legal poder representar o colégio e cidade – ressalta o estudante.
Integração gaúcha
Foi a primeira vez que Santa Maria recebeu as finais gerais do Jergs. Assim, 30 Coordenadorias de Educação (CRE) se reuniram para representar mais de 400 municípios gaúchos.
De acordo com o coordenador da 8ª CRE, José Luis Egress, a prática esportiva é fundamental para a rede estadual de educação:
– Depois de 52 anos, é uma alegria trazer para Santa Maria um evento tão grandioso. Foi um desafio acolhido por nós da 8ª CRE, pela prefeitura e pela UFSM. Centenas de atletas vieram competir e isso é importante para a educação integral. E, neste ano, também temos modalidades para os paratletas para incentivar a inclusão.