Etapa de revitalização da Praça Saldanha Marinho só deve começar após a Feira do Livro

Bibiana Pinheiro

Etapa de revitalização da Praça Saldanha Marinho só deve começar após a Feira do Livro
Quem passa pela Praça Saldanha Marinho já percebe a movimentação de máquinas e, em alguns pontos, há bloqueio de passagem para pedestres para obras no subsolo. Esse é o primeiro passo para a revitalização completa do espaço – a reforma estrutural e paisagística -, que deve começar mesmo a partir de maio, após a Feira do Livro, que se encerra no dia 16 daquele mês. Inicialmente, o vice-prefeito Rodrigo Décimo (União Brasil) anunciou que as obras feitas pela Construtora Jobim começariam em fevereiro. Entretanto, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) indicou, durante entrevista ao Bom Dia, Cidade! da rádio CDN 93,5 FM, que o serviço começará só daqui a três meses. A previsão do chefe executivo é que a revitalização demore de oito a 10 meses.

A obra inicial, feita por equipes da prefeitura, começou em 17 de janeiro, no trecho entre a Casa de Cultura e os banheiros públicos. As datas anunciadas pelo prefeito nesta quinta-feira (9) modificam, também, o calendário da Feira do Livro na cidade. Conforme coluna de Deni Zolin, a expectativa era que a Construtora Jobim concluísse o serviço em outubro. Logo, a feira começaria com a praça já pronta. Agora, segundo Pozzobom, o evento cultural retorna para o mês de maio.

– Nós definimos no cronograma de trabalho que as obras na praça começam no primeiro dia que terminar a Feira do Livro. Nós não sabemos o que vamos encontrar aqui embaixo (subsolo da praça). É um  problema complexo, e não podemos assumir compromisso de data – disse Pozzobom.

O prefeito acompanha o desenvolvimento das escavações e indica que, neste primeiro estágio, já se constata agravamentos, como fios de alta tensão e redes de água. A situação dos tubos da rede hídrica da praça também foi mencionado como um problema a ser solucionado:

– Os tubos foram quebrados para encaixar na parede do banheiro. Toda água que entrava ia vazando e a rede foi comprometida com o tempo pela infiltração. Tiramos todos os tubos e os colocamos de novo. Vamos fazer toda a parte de base para depois recuperar a parte de cima. 

Bloqueio

A prefeitura comunica que, para prosseguir com as obras, terá que interferir na via abaixo da praça, com bloqueio na Rua Ângelo Uglione, no trecho entre a Rua Riachuelo e a Praça Saldanha Marinho. Nos próximos dias, o trecho será totalmente bloqueado em função da manobra das máquinas e caminhões utilizados para a remoção de terra e pedras da obra. O acesso será permitido somente a moradores a partir desta quinta (9). Até então o fluxo de trânsito da Rua Riachuelo em direção à Rua André Marques continua inalterado.

Devido à complexidade da obra e os desdobramentos que podem ser encontrados nos próximos estágios, o prefeito não descarta totalmente que a revitalização siga até dezembro, porém, segundo ele, é um trabalho necessário para Santa Maria.

A reforma 

A revitalização da Praça Saldanha Marinho será viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura no valor de R$ 1.267.610,61 por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. Os estudos para a elaboração do projeto da nova praça, localizada no Centro de Santa Maria, foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, renomada empresa que foi responsável pelo paisagismo de grandes obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ladrões invadem loja de artigos de caça e roubam mais de 40 armas em Cruz Alta Anterior

Ladrões invadem loja de artigos de caça e roubam mais de 40 armas em Cruz Alta

Autoridades de Brasília se comprometem com repasses de recursos para São Pedro do Sul Próximo

Autoridades de Brasília se comprometem com repasses de recursos para São Pedro do Sul

Geral