trânsito

Estado registra menor número de mortes no trânsito em 14 anos

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Com menor circulação de pessoas e veículos nas ruas em função da pandemia, o Rio Grande do Sul registrou, nesse 1º semestre, o menor número de mortes no trânsito desde 2007, quando o DetranRS adotou a metodologia atual de acompanhamento dos feridos em até 30 dias depois do acidente. Foram 696 mortes em acidentes de trânsito de janeiro a junho de 2020, um número 14% menor do que o primeiro semestre do ano passado. A redução semestral é a maior desde 2016, quando as mortes haviam caído 15% em relação ao ano anterior. 

Região de Santa Maria permanece em bandeira laranja

Comparando-se ao 1º semestre de 2019, a redução da acidentalidade foi verificada em todos os tipos de usuários (motoristas, pedestres, ciclistas), exceto entre os motociclistas, pois houve muita procura por tele-entrega durante a pandemia. Por isso, o número de condutores de duas rodas mortos no semestre foi exatamente o mesmo do ano passado: 200 vidas perdidas.

VÍDEO: Centro de Operações Integradas de segurança pública é inaugurado em Santa Maria

MUNICÍPIOS
Algumas cidades destacam-se na redução da acidentalidade. Analisando-se os municípios que registraram mais de 20 mortes na soma dos primeiros semestres de 2019 e 2020, Caxias do Sul, Pelotas e Gravataí tiveram as maiores reduções: 68%, 61% e 50%, respectivamente, representando 58 vidas preservadas no semestre só nessas três cidades. Em Santa Maria, segundo o DetranRS, foram registradas 13 mortes no trânsito no primeiro semestre deste ano, sendo sete em rodovias federais, cinco em vias municipais e um em estrada estadual. 

Hospital Regional de Santa Maria abre mais cinco leitos de UTI para Covid-19

O registro de acidentes com morte também teve uma queda histórica no Estado. Foram 638 acidentes que resultaram em uma ou mais mortes no semestre. O número é o mais baixo da série histórica e 14% menor que no mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 740 acidentes com mortes nas ruas e rodovias gaúchas, segundo as estatísticas.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diocese de Santa Maria comemora 110 anos de fé e história junto à comunidade Anterior

Diocese de Santa Maria comemora 110 anos de fé e história junto à comunidade

Procuradoria Regional de Santa Maria abre seleção para estagiários Próximo

Procuradoria Regional de Santa Maria abre seleção para estagiários

Geral