Religiosidade

Diocese de Santa Maria comemora 110 anos de fé e história junto à comunidade

18.302


style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Igreja é um marco na história da Diocese

Com imponência arquitetônica, pinturas internas do artista Aldo Locatteli, a então Igreja à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, erguida na Avenida Rio Branco e inaugurada em dezembro de 1909 e que passou a ser a Catedral de Santa Maria, também é Igreja mãe da comunidade, como definiu arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert. A obra abriga o simbolismo e o início de uma trajetória que completa 110 anos neste sábado. Isso porque, em 15 de agosto de 1910, o Papa São Pio X criou a Diocese de Santa Maria.

Essa história eclesiástica centenária soma-se ao desenvolvimento de Santa Maria e se desdobra, ao longo dos anos, em uma constante demonstração de fé e de iniciativas em benefício da cidade e da região.

Formato da Romaria da Medianeira será definido dia 1º de outubro

Há 16 anos na arquidiocese, Dom Hélio, que foi responsável pela reestrutura administrativa da diocese, bem como, a criação de diversas paróquias, totalizando, hoje, 40, lembra que contou com apoio incondicional do então Dom José Ivo Lorscheiter, nos seus três primeiros anos de administração. Em sua gestão ainda destacam-se a abertura do processo de santificação de João Luiz Pozzobon, em Roma, e outros feitos diários em nome dá fé e da solidariedade.

- O importante é essa consciência que cresceu junto da arquidiocese, tivemos mais unidade e mais união junto aos padres, aos seminários e à comunidade. Com o passo de Diocese para Arquidiocese, passamos também a exibir uma missa mensal pela Rede Vida, o que fez o Brasil conhecer ainda mais Santa Maria. Só temos a agradecer por essa caminhada abençoada - resume Dom Hélio.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Catedral tem pinturas de Aldo Locatelli

Pároco da Catedral, padre Enio José Rigo tem orgulho de participar e contribuir como um história que segue em movimento:

- No ano de 2010, tive a honra e a responsabilidade de escrever e publicar o livro sobre o primeiro centenário da Diocese de Santa Maria que Dom Ivo tinha iniciado. Enquanto registrava fatos históricos, refletia as grandes ações pastorais e testemunhava a grande presença de Deus em nossa Igreja. Dez anos mais tarde, agora na Arquidiosece, nossa história de fé e cidadania, ainda sob o governo pastoral de Dom Hélio, me sinto ainda mais grato a Deus, seus ministros e povo fiel, podendo ser contado entre os sujeitos que, hoje, continuam a escrevê-la.

Missa* em homenagem aos 110 anos

  • Onde - Na Basílica da Medianeira
  • Quando - Sábado, 15 de agosto, às 18h 

*A realização das missas obedecem a capacidade de 30 % da lotação e as medidas de prevenção contra a Covid-19

Diosece e arquidiocese

Uma diocese é uma divisão territorial entregue à administração eclesiástica de um bispo ou arcebispo. As dioceses são compostas por paróquias, onde os vigários paroquiais e padres atuam junto aos fiéis nas igrejas, sob a orientação dos bispo. A Diocese de Santa Maria conta com 26 municípios (veja no site do Diário), cerca de 400 igrejas e 40 paróquias. Em 13 de abril de 2011, o Papa Bento XVI elevou a Província Eclesiástica de Santa Maria, tornando- a Sede Metropolitana e nomeando Dom Hélio Adelar Rubert como primeiro arcebispo metropolitano.

Compromisso junto aos mais pobres

Para o vigário-geral da Arquidiocese de Santa Maria, Padre Ruben Natal Dotto, o que mais marca é o empenho pela evangelização. Ao longo dos anos, significativos trabalhos foram desenvolvidos pelas pastorais Carcerária, da Criança e da Juventude, por exemplo, além de iniciativas como Feira da Primavera, Banco da Esperança e Projeto Esperança/Coesperança entre outros.

- Com a realização das assembleias pastorais onde se avaliam os passos dados e se projetam os novos horizontes , o marcante é o comprometimento com os mais pobres assumindo aquela dimensão samaritana do Evangelho. Foi toda uma caminhada de valorização dos pequenos através do Projeto Esperança, com uma educação para o cooperativismo.

Em 2020, conforme padre Dotto, os 110 anos da Diocese também comemoram o aniversário da Basílica, dia 15 de agosto, e o ano em que a imagem de Medianeira que está no santuário completa nove décadas.

- A missa dia 15, no sábado será às 18h e presidida pelo Arcebispo e concelebrado por padres. Vamos lembrar os 110 anos da diocese, a pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vamos lembrar, neste dia, os mais 100 mil mortos pela pandemia no Brasil e suas famílias. Isto será feito em todas as Igrejas do país - acrescenta.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Fé é renovada diariamente
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Os sete bispos em 110 anos de trajetória

  • Dom Miguel de Lima Valverde (1912 -1922/ 1922-1923)
  • Dom Ático Eusébio da Rocha (1923-1928/ 1929-1931)
  • Dom Antonio Reis (1932-1960)
  • Dom Luiz Victor Sartori (1960-1970/ 1970-1971)
  • Dom Érico Ferrari (1971-1973) 
  • Dom José Ivo Lorscheiter (1974-2004)
  • Dom Hélio Adelar Rubert (2004 até o momento)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Confira a programação de atividades religiosas em Santa Maria e na região

Próximo

Estado registra menor número de mortes no trânsito em 14 anos

Geral