Estado anuncia repasse de recursos para recuperação do hospital de São Vicente do Sul atingido pelo temporal

Estado anuncia repasse de recursos para recuperação do hospital de São Vicente do Sul atingido pelo temporal

Foto: Divulgação (Prefeitura de São Vicente do Sul)

Após o Hospital São Vicente Ferrer, de São Vicente do Sul, ter sua estrutura destruída em decorrência das fortes chuvas que atingiram a Região Central entre a tarde e noite de terça-feira (16), o governo do Estado anunciou nesta quarta-feira (17) que irá colaborar na recuperação do telhado.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Entre os transtornos, houve o destelhamento da unidade, afetando a área de internação e o setor de raio-x. Em reunião nesta quarta com a secretária de Saúde, Arita Bergmann, o prefeito de São Vicente do Sul, Fernando Pahim, afirmou que os recursos permitirão o retorno da normalidade dos atendimentos hospitalares.​


— O Estado já se mostrou favorável. Agora vamos apresentar projetos para buscar os recursos e depois fazer o trabalho para recuperar o hospital.


O primeiro passo para a recuperação do hospital depende de um levantamento a ser apresentado pelo município ao Estado. Pahim  informou que na quinta-feira (18) irá se reunir com a equipe de planejamento e engenharia. A expectativa é de que o mais rápido possível seja entregue à Secretaria de Saúde o projeto e plano de trabalho.


— Aguardamos a documentação necessária para viabilizar a transferência de recursos, dando agilidade para restabelecer o mais brevemente possível os serviços da instituição, que são tão importantes para a comunidade — destacou a secretária Arita.


Temporal

Durante o temporal, um paciente de 70 anos que estava sendo transferindo acabou não resistindo e morreu. Ele lutava contra um câncer terminal e estava sob cuidados paliativos.

De acordo com o Secretário de Saúde de São Vicente, Luís Fernando Valente Zucuni, foi adaptada uma unidade de Pronto Atendimento (PA) temporária em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) na Região Central da Cidade. Segundo Zucuni, o hospital não tem condições de atender a população nesse momento.

— Nesse momento pedimos à população que procure os serviços de saúde apenas em caso de urgência e emergência — afirma o Secretário.

A orientação é que quem precisar de ajuda, procure o PA do município organizado na ESF da Região Central, na Rua Sete de Setembro, nº 815.


Leia também:

*Com informações do governo do Estado.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em decorrência do temporal, Santa Maria decreta situação de emergência Anterior

Em decorrência do temporal, Santa Maria decreta situação de emergência

Mais de 300 casas foram destelhadas em Santa Maria; acompanhe a situação das cidades da Região Central Próximo

Mais de 300 casas foram destelhadas em Santa Maria; acompanhe a situação das cidades da Região Central

Geral