Espaços de paz e bem: confira locais que podem ser frequentados pelos romeiros


Assim como a fé em Medianeira, o Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira cresce para receber os fiéis. Para acolher a população de Santa Maria e visitantes de todos cantos do país, os espaços são planejados com o intuito de trazer a paz espiritual e um contato maior com a Mãe. Alguns dos locais passam por reforma, mas a grande maioria está disponível para a visitação. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Confira alguns dos lugares que podem ser frequentados pelos romeiros:


  • Sinos

Os sinos automáticos estão localizados no Parque do Santuário. São dois sinos, o maior deles tem cerca de 80 anos e é de fabricação alemã; e o menor foi uma doação dos Irmãos Maristas, por ocasião do jubileu do ano 2000.

 
Os sinos tocam todos os dias às 6h e ao meio-dia. Além desses horários, tocam 30 minutos antes das missas.


  • Capela do Santíssimo
Foto: Nathália Schneider (Diário)


A Capela do Santíssimo está localizada dentro da Basílica da Medianeira. No local, está o sacrário junto com uma decoração rica em detalhes e em meio ao belo colorido dos vitrais.

 
Toda quinta-feira, às 15h30min, há a chamada “Adoração ao Santíssimo”, que consiste em missa com exposição do Santíssimo, adoração e benção. As pessoas podem rezar nessa capela antes e depois das missas.

 
O espaço funciona todos os dias, das 8h às 18h.


  • Salão Paroquial

O salão paroquial fica no Parque do Santuário. Possui cozinha própria e churrasqueiras. Além disso, é ali onde ocorre a comercialização de produtos (risoto, churrasco, maionese, galeto, polenta e doces). É destinado também para a realização de eventos.


  • Ossários

O ossário está localizado junto à Cripta e é o local destinado ao armazenamento de ossos humanos após a morte. A sua estrutura é vertical, e os ossos ficam em gavetas lacradas.

 
O espaço funciona todos os dias, das 8h às 18h.


  • Imagem de Nossa Senhora Medianeira
Foto: Nathália Schneider (Diário)


A imagem de Nossa Senhora Medianeira está localizada dentro da Basílica. Ela foi pintada por Ida Stefani a partir de um pequeno santinho trazido da Bélgica.

 
É o local mais visitado dentro do Santuário. Para a imagem de Nossa Senhora Medianeira as pessoas fazem os seus pedidos, orações e agradecimentos. Milhares de fiéis relatam ter alcançado inúmeras graças concedidas por Nossa Senhora Medianeira, em especial na forma de milagres. Por isso, sua imagem é considerada milagrosa.

 
O espaço funciona todos os dias, das 8h às 18h.


  • Salão de Festas

Além do salão paroquial, o Santuário possui um salão de festas com cozinha e churrasqueiras próprias. É possível alugar para a realização de eventos como, por exemplo, festas de casamento, aniversários, batizados, confraternizações, 15 anos, entre outros.


  • Cristo Acolhedor

O Cristo Mediador está localizado no Altar Monumento. É o filho da Medianeira e os seus braços abertos tem como finalidade acolher e abraçar os fiéis que vêm ao espaço.


  • Cripta
Foto: Nathália Schneider (Diário)


A Cripta foi construída toda em pedra basalto e é considerada o primeiro Santuário. Lá encontra-se o túmulo dos bispos que impulsionaram a devoção à Nossa Senhora Medianeira, como Dom Ivo Lorscheiter e de Dom Érico Ferrari. Ali também está o Memorial do Pe. Inácio Vale, iniciador da devoção a Nossa Senhora Medianeira.

 
Na Cripta, também estavam as imagens de Nossa Senhora dos mais diferentes santuários, trazidas em várias romarias. Destaca-se a “Madonna Della Salute”, que foi trazida da Itália pelo patriarca Dom Albino Luciani. Também há o Altar de Santo Ivo (Patrono dos Advogados), relíquia de Santo Ezequiel Moreno, ossário e o quadro com a Consagração do município de Santa Maria à Nossa Senhora Medianeira.


  • Fonte de Nossa Senhora Medianeira

A fonte de água da Medianeira está localizada no pátio do Santuário. Ela foi inaugurada no dia 12 de outubro de 2018 e foi construída graças a doações.


  • Secretaria da Basílica

É um espaço de grande importância para o Santuário, pois é nela em que as pessoas são atendidas e encontram elementos estruturais da vida paroquial. Junto à secretaria, há uma livraria católica e uma loja de artigos religiosos católicos com lembranças, objetos sacros, imagens da Medianeira, paramentos litúrgicos, terços, camisetas, entre outros. No local, também são comercializadas os mais diferentes tipos de velas. A Secretaria da Basílica funciona de segunda a sábado, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h. Caso precise, entre em contato pelo telefone (55) 3027-5733, WhatsApp (55) 99930-8052 ou e-mail [email protected].


  • Monumento aos 300 anos de Aparecida
Foto: Alan Orlando (Diário)


No parque do Santuário, há um monumento em homenagem aos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, dedicado a reforçar o sentimento de devoção à Padroeira do Brasil. O monumento foi uma doação de devotos de Nossa Senhora Medianeira e Nossa Senhora Aparecida.

O espaço funciona todos os dias, das 8h às 18h.


  • Capela das Confissões

Os espaços para confissões ficam dentro da Basílica e foram planejados para atender as necessidades de quem vai utilizá-los. O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30min, e das 14h30min às 17h. Nos sábados e domingos, durante as missas, quase sempre tem um padre para confissão. Na Romaria, haverá programação especial com padres disponíveis no sábado e domingo.


  • Museu do Padre Ignácio Valle

Padre Ignácio Valle foi o grande incentivador e iniciador da devoção a Nossa Senhora Medianeira. Por isso, foi criado o museu como forma de homenagem e agradecimento por tudo que ele fez.

 
O Museu conta com boa parte de material doado, além de objetos que pertenceram ao padre Valle, a exemplo das vestimentas sacerdotais, exposição fotográfica sobre fatos históricos, entre outros. Situado dentro da Cripta, próximo ao memorial de Padre Valle, o espaço encontra-se em reforma.


  • Vitrais da Basílica
Foto: Nathália Schneider (Diário)


Os vitrais estão localizados dentro da Basílica e contam a história da devoção a Medianeira, do Santuário, das Romarias e da construção do Altar monumento. Eles são uma obra de Emílio Zanon, já falecido e que era natural da cidade de Guaporé -RS.

 
O espaço fica aberto ao público todos os dias, das 8h às 18h.


  • Altar Monumento

O altar monumento está localizado no Parque do Santuário. É o espaço destinado para a realização das romarias, assim como para a realização de grandes eventos.


  • Capela das Velas

A capela das velas está localizada no Parque do Santuário e é considerada um dos locais mais visitados do Santuário. É destinado às pessoas que desejam acender velas, fazer preces, orações e conectar-se com Deus. Dentro da capela são encontradas velas nas suas mais variadas formas e tamanhos.

 
O espaço funciona todos os dias, das 8h às 18h.


  • Ginásio de Esportes

O ginásio está localizado no Parque do Santuário. O espaço é destinado para a realização de eventos e atividades físicas.


  •  Monumento da Bíblia

O Monumento da Bíblia está localizado no jardim, em frente à Basílica. Ele é uma lembrança do Concílio do Vaticano ll, o qual devolveu a bíblia nas mãos do povo.

 
O espaço funciona todos os dias, das 8h às 18h.


  • Parque da Medianeira
Foto: Nathália Schneider (Diário)


O parque da Medianeira possui uma grande área verde, é livre de edificações e aberto ao público. Aos finais de semana, costuma receber grande quantidade de pessoas que vão ao parque em busca de lazer e descanso.


O espaço fica aberto ao público todos os dias, das 8h às 18h.


Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Carro colide contra pedra na BR-158; condutor foi encaminhado em estado grave ao Husm Anterior

Carro colide contra pedra na BR-158; condutor foi encaminhado em estado grave ao Husm

Próximo

"A gente não vai esquecer", lamenta avó de adolescente morto afogado no Rio Jaguari

Geral