Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet) comemora aniversário de 41 anos com programação especial

Bernardo Abbad

Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet) comemora aniversário de 41 anos com programação especial
Fotos: Ariéli Ziegler/PMSM

A Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet) completa 41 anos de trabalho na comunidade santa-mariense, oferecendo gratuitamente, arte, educação e cultura a crianças a partir dos 7 anos, adolescentes, adultos e idosos. Localizada na Rua Manoel Ribas, na Vila Belga, a escola possui cerca de 370 alunos e 31 turmas, sendo desenvolvidas atividades de música (violão, teclado, canto coral, e práticas musicais), artes cênicas (teatro, circo e malabares) e artes visuais (artes visuais, história da arte e escultura).

Em comemoração a data, celebrada ao longo dos meses de abril e maio, uma programação especial, chamada “Criativos, escola e arte em movimento” será realizada. Oficinas de arte na rua, intervenções teatrais, apresentações musicais, exposições e feiras fazem parte da comemoração, que é aberta ao público e sem a necessidade de inscrição prévia (confira abaixo as atividades).

– O Evento Arte na Rua será uma grande festa para comemorar o aniversário da escola. Pensamos nesse movimento, na rua da escola, na Vila Belga, por buscarmos e acreditarmos numa escola democrática, que estabeleça um diálogo com a cidade e com a comunidade. Nesse sentido, a ideia é que tenhamos uma tarde de interação entre as artes. Será comemorado ainda, juntamente com a Associação de Moradores da Vila Belga, os 116 anos da Vila Belga – pontua a professora de música e coordenadora da escola, Jade Schneider.

A Emaet foi criada por um grupo de jovens estudantes do curso de artes com a proposta de atender gratuitamente pessoas que não tinham acesso a arte. Em 18 de março de 1982, foi inaugurada a “Escolinha de Artes do Município”. Inicialmente, a sede era junto ao Centro Cultural, hoje o Theatro Treze de Maio. Mais adiante, transformou-se em Instituto de Artes e hoje é a Escola Municipal de Artes.

– Durante esses 41 anos, a Emaet mudou de nome, endereços, professores, diretores e alunos, muitas transformações, lutas, alegrias e dificuldades. Sua essência continua linda e seu objetivo maior está vivo: proporcionar a oportunidade de vivenciar a arte em qualquer idade, tempo, espaço e condição social. A Emaet é uma escola que abraça, cura e permite ser quem se é, trazendo o olhar da alma das pessoas através da arte – destaca a supervisora pedagógica da instituição, Elionice Dias Machado.

Confira as atividades:

Quarta-feira (12), às 16h: Cortejo, com saída da praça Saldanha Marinho em direção à escola. Trata-se de uma intervenção artística realizada pelos alunos da escola, em formato de ‘cortejo’, com o objetivo de mobilizar e convidar a comunidade de Santa Maria  para o evento Arte na Rua.

Sábado (15), às 16h30min, na Rua Manoel Ribas, 1.900: Arte na Rua, com oficinas de arte, intervenções teatrais e apresentações musicais, feiras de artes e exposições de artes visuais. A atividade vai contar ainda com expositores do Brique da Vila Belga. 

De 26 de abril a 10 de maio: Exposição de Artes Visuais na Câmara de Vereadores (Rua Vale Machado, 1.415)

* Com informações da PMSM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“Não compartilhe notícias falsas em grupos de redes sociais”, orienta prefeito sobre ameaças de ataques a escolas Anterior

“Não compartilhe notícias falsas em grupos de redes sociais”, orienta prefeito sobre ameaças de ataques a escolas

Próximo

Jovem é preso por furto, tráfico e corrupção de menores em Cacequi

Geral