Esboço do projeto de duplicação da Faixa Nova deve ser entregue em abril

Deni Zolin

Esboço do projeto de duplicação da Faixa Nova deve ser entregue em abril

Um dos viadutos previstos é no entroncamento com a Travessa Adão Comassetto, que dá acesso a condomínios e ao Clube Dores. Foto: arquivo

No final de março ou início de abril, o escritório de engenharia Engemin, de Pinhais (PR), deve entregar os primeiros esboços do projeto de duplicação da Faixa Nova de Camobi. Os estudos começaram em novembro passado, com a coleta de uma série de informações, como tráfego diário em cada ponto da rodovia, índices de acidentes, medições de topografia e análise de vias e bairros do entorno. A partir desses dados, a empresa de engenharia vai encaminhar, ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), uma primeira proposta de como deve ficar o projeto para duplicar os 9 km da RSC-287, entre o trevo da Estação Rodoviária e o trevo do aeroporto.

Com base nesse esboço, os engenheiros e técnicos do Daer vão fazer análises e apontar se o que a Engemin propôs está de acordo com as necessidades para duplicar a rodovia e com a disponibilidade de verbas. Afinal, a proposta inicial do Daer prevê que sejam feitos três viadutos ao longo dos 9 km. Porém, a partir da realidade encontrada pelos estudos da Engemin, existe a possibilidade de a empresa propor ou não mais viadutos e outras obras, como passarelas.

Essas informações foram obtidas por meio de fontes da coluna, pois a empresa Engemin não comenta o assunto. Portanto, ainda não é possível saber se a previsão inicial, de viadutos só na rotatória da UFSM, no trevo de Pains e na Travessa Adão Comassetto (acesso asfaltado aos condomínios e à sede campestre do Dores) será mantida ou se a empresa vai indicar a necessidade de fazer viadutos em outros pontos da rodovia.

Já o Daer, ao ser questionado se há novidades na elaboração do projeto, informou apenas o seguinte: “Ainda não foi apresentado o plano funcional. Não há, portanto, como responder a esses questionamentos. Estão em fase de estudos.” Mas a tendência é que até abril, sejam apresentados os primeiros esboços das propostas do projeto.A partir desse plano funcional, o Daer pode pedir correções e vai definir o que deve prever o projeto de duplicação da Faixa Nova, para a Engemin finalizar os trabalhos e fazer os projetos de terraplenagem, drenagem, pavimentação, iluminação e dos viadutos, passarelas e ciclovias.

Há também um pedido da prefeitura para que seja incluído corredor exclusivo de ônibus na Faixa Nova ou que, ao menos, seja deixado espaço para a construção futura de um corredor só para o transporte coletivo, para fazer a ligação Centro-UFSM. Resta saber se o projeto vai prever ou não isso.

A previsão do contrato é que todos os projetos para a obra de duplicação sejam entregues até novembro deste ano. Em trabalhos como esse, até pode haver aumento de prazo. Só depois disso é que o Estado vai saber quanto custará para duplicar os 9 km e poderá correr atrás de verbas para lançar a licitação e fazer a obra em si.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Dupla é presa com arma, munições e objetos furtados de veículo no Beco da Tela

Avião da Gol sairá de Santa Maria e vai descer em Uruguaiana. Será possível pegar esse voo? Próximo

Avião da Gol sairá de Santa Maria e vai descer em Uruguaiana. Será possível pegar esse voo?

Geral