Equipe da Casa de Saúde lança campanha para arrecadar livros e jogos em Santa Maria

Arianne Lima

Equipe da Casa de Saúde lança campanha para arrecadar livros e jogos em Santa Maria
Foto: Eduardo Ramos (Diário)

A equipe da Unidade Madre Madalena, do Hospital Casa de Saúde, deu início a uma campanha de arrecadação de livros e jogos, novos ou usados, nesta semana. Podem ser doados livros, revistas, gibis, caderno de colorir, assim como quebra-cabeça, cartas, tabuleiro de damas ou xadrez, ping-pong e outros jogos, sem faixa etária específica.

Leia também

Uso de máscara é desobrigado no transporte coletivo e em instituições de saúde em Santa MariaVacinação com BCG ocorrerá em turnos alternados em Santa Maria

Conforme o psicólogo da unidade, Thadeu Lucca, a iniciativa busca auxiliar na detecção de problemas intelectuais de aprendizagem, alfabetização, interpretação, raciocínio lógico entre os pacientes, além de contribuir para a interação social entre os pacientes e a equipe.

– A expectativa desta ação é permitir que a leitura e ludicidade auxiliem no tratamento terapêutico e na identificação de possíveis diagnósticos, bem como promover momentos de descontração e entretenimento, tornando-os dias mais leves para eles – comenta Lucca.

A campanha, que tem caráter permanente, conta com duas caixas de arrecadação, que estão localizadas no prédio 16 da Universidade Franciscana (UFN) e em frente a Unidade Madre Madalena, no Hospital Casa de Saúde.

Assistência

Com foco na saúde mental, a Unidade Madre Madalena conta com 24 leitos, sendo 14 na ala masculina e 10 na feminina. Após quase três anos de reforma e ampliação, o espaço tem com quartos, sala de estudos, salas de acolhimento individual, ampla sala de atividades múltiplas, posto de enfermagem, sala de observação, lavanderia, cozinha, sanitários e espaço de lazer. Os atendimentos na unidade foram retomados em 1º de agosto deste ano.

Com equipe interprofissional, a Unidade Madre Madalena trabalha com o restabelecimento do paciente a partir de atividades como arteterapia, oficinas de culinária e música, alfabetização e encontros familiares em grupo. Atualmente, 21 pacientes estão internados no espaço, que presta assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para Santa Maria e região.

Os casos são encaminhados pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a partir do Sistema de Gerenciamento de Internações Hospitalares (Gerint) e pela Atenção Especializada do município.

Arianne Lima – [email protected]

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Alunos de São Sepé participam de bate-papo com Cantor Thomas Machado Anterior

Alunos de São Sepé participam de bate-papo com Cantor Thomas Machado

Programa de Turismo Rural em Faxinal do Soturno já está com vagas esgotada Próximo

Programa de Turismo Rural em Faxinal do Soturno já está com vagas esgotada

Geral