A equipe da Unidade Madre Madalena, do Hospital Casa de Saúde, deu início a uma campanha de arrecadação de livros e jogos, novos ou usados, nesta semana. Podem ser doados livros, revistas, gibis, caderno de colorir, assim como quebra-cabeça, cartas, tabuleiro de damas ou xadrez, ping-pong e outros jogos, sem faixa etária específica.
Leia também
Uso de máscara é desobrigado no transporte coletivo e em instituições de saúde em Santa MariaVacinação com BCG ocorrerá em turnos alternados em Santa Maria
Conforme o psicólogo da unidade, Thadeu Lucca, a iniciativa busca auxiliar na detecção de problemas intelectuais de aprendizagem, alfabetização, interpretação, raciocínio lógico entre os pacientes, além de contribuir para a interação social entre os pacientes e a equipe.
– A expectativa desta ação é permitir que a leitura e ludicidade auxiliem no tratamento terapêutico e na identificação de possíveis diagnósticos, bem como promover momentos de descontração e entretenimento, tornando-os dias mais leves para eles – comenta Lucca.
A campanha, que tem caráter permanente, conta com duas caixas de arrecadação, que estão localizadas no prédio 16 da Universidade Franciscana (UFN) e em frente a Unidade Madre Madalena, no Hospital Casa de Saúde.
Assistência
Com foco na saúde mental, a Unidade Madre Madalena conta com 24 leitos, sendo 14 na ala masculina e 10 na feminina. Após quase três anos de reforma e ampliação, o espaço tem com quartos, sala de estudos, salas de acolhimento individual, ampla sala de atividades múltiplas, posto de enfermagem, sala de observação, lavanderia, cozinha, sanitários e espaço de lazer. Os atendimentos na unidade foram retomados em 1º de agosto deste ano.
Com equipe interprofissional, a Unidade Madre Madalena trabalha com o restabelecimento do paciente a partir de atividades como arteterapia, oficinas de culinária e música, alfabetização e encontros familiares em grupo. Atualmente, 21 pacientes estão internados no espaço, que presta assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para Santa Maria e região.
Os casos são encaminhados pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a partir do Sistema de Gerenciamento de Internações Hospitalares (Gerint) e pela Atenção Especializada do município.
Arianne Lima – [email protected]
Leia todas as notícias