Envelhecimento saudável é tema de evento “Viva Bem com a Idade que Tem”, que ocorre neste sábado

Leandra Cruber

Envelhecimento saudável é tema de evento “Viva Bem com a Idade que Tem”, que ocorre neste sábado

Neste sábado, a partir das 9h, ocorre a quinta edição do “Viva Bem com a Idade que Tem”, evento voltado para o público idoso e que reúne palestras e oficinas temáticas sobre o envelhecimento ativo e saudável. Promovido pela Universidade Federal de Santa Maria em parceria com a Faculdade Metodista Centenário a partir do projeto de extensão Eterno Aprendiz, o evento faz parte do projeto de ensino de mesmo nome vinculado ao curso de Terapia Ocupacional da UFSM.

Além de palestras sobre protagonismo, violência e direito dos idosos previstas para ocorrerem durante a manhã, o evento conta com 10 oficinas gratuitas e abertas ao público. E os temas são os mais variados, como técnica vocal, dança, diversão com o Facebook, jogos cognitivos, ioga, alimentação e saúde. Para a professora do curso de Terapia Ocupacional e coordenadora do projeto, Kayla Palma, o evento surgiu pela necessidade de interação entre os alunos e o público. 

– O projeto começou dentro de uma disciplina da Terapia Ocupacional em Gerontologia e o objetivo é colocar o aluno diante do público para além dos aspectos clínicos. Hoje, precisamos atuar para que haja prevenção e promoção de saúde e não apenas recuperação e a reabilitação. A ideia também é mostrar o protagonismo dos idosos já que somos um dos maiores países em contingente populacional de idosos – explica a professora. 

Leia também:

Mais de 3 mil pessoas moram em áreas de risco monitoradas pela Defesa Civil em Santa MariaCertificada pela Unesco, Escola Perpétuo Socorro realiza projeto ambiental em parceria com a UFNOito projetos aprovados no Edital de Ocupação do Theatro Treze de Maio já têm data de apresentação confirmada

De acordo com a  professora e coordenadora do projeto de extensão Eterno Aprendiz, que atua há mais de 25 anos em Santa Maria, participar do “Viva Bem com a Idade que Tem” é motivo de orgulho: 

– Desenvolver uma proposta educacional para melhorar a qualidade  de vida e o bem-estar é um orgulho. Os alunos estão felizes com perspectiva de receber o público e mostrar o que estamos fazendo. A expectativa é ter a participação de idosos da cidade e região.

O grupo de dança Integração e Arte fará uma intervenção artística durante o evento. A professora e diretora do grupo, Alline Fernandez, participa da organização da iniciativa e comemora a diversidade de oficinas. 

– A programação do evento está linda e vai fazer muito bem a todos que participarem. Nosso objetivo é que todos saiam mais felizes, de alguma maneira. Projetos como esse instigam o público idosos a viver cada vez mais com qualidade de vida e mais prazer. A ideia das oficinas é trazer mais autoconhecimento para que as pessoas vivam para elas – enfatiza. 

A programação completa pode ser conferida no Instagram do evento.

Agende-se

O quê? Palestras e oficinas gratuitas do evento “Viva Bem com a Idade que Tem”Quando – Neste sábado, das 9h às 17hOnde – Colégio Metodista Centenário (Rua Dr. Turi, 2003 – Centro)Quanto – Inscrição gratuita e realizada na hora do evento. Serão aceitas doações de alimentos não perecíveis a serem doados para o Lar das Vovózinhas

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“Dragon Ball Super: Super Hero” e “O Lendário Cão Guerreiro” são as estreias da semana nos cinemas de Santa Maria Anterior

“Dragon Ball Super: Super Hero” e “O Lendário Cão Guerreiro” são as estreias da semana nos cinemas de Santa Maria

Faxinal do Soturno adquire livros infantis que contam histórias da Quarta Colônia Próximo

Faxinal do Soturno adquire livros infantis que contam histórias da Quarta Colônia

Geral