Neste sábado, a partir das 9h, ocorre a quinta edição do “Viva Bem com a Idade que Tem”, evento voltado para o público idoso e que reúne palestras e oficinas temáticas sobre o envelhecimento ativo e saudável. Promovido pela Universidade Federal de Santa Maria em parceria com a Faculdade Metodista Centenário a partir do projeto de extensão Eterno Aprendiz, o evento faz parte do projeto de ensino de mesmo nome vinculado ao curso de Terapia Ocupacional da UFSM.
Além de palestras sobre protagonismo, violência e direito dos idosos previstas para ocorrerem durante a manhã, o evento conta com 10 oficinas gratuitas e abertas ao público. E os temas são os mais variados, como técnica vocal, dança, diversão com o Facebook, jogos cognitivos, ioga, alimentação e saúde. Para a professora do curso de Terapia Ocupacional e coordenadora do projeto, Kayla Palma, o evento surgiu pela necessidade de interação entre os alunos e o público.
– O projeto começou dentro de uma disciplina da Terapia Ocupacional em Gerontologia e o objetivo é colocar o aluno diante do público para além dos aspectos clínicos. Hoje, precisamos atuar para que haja prevenção e promoção de saúde e não apenas recuperação e a reabilitação. A ideia também é mostrar o protagonismo dos idosos já que somos um dos maiores países em contingente populacional de idosos – explica a professora.
Leia também:
Mais de 3 mil pessoas moram em áreas de risco monitoradas pela Defesa Civil em Santa MariaCertificada pela Unesco, Escola Perpétuo Socorro realiza projeto ambiental em parceria com a UFNOito projetos aprovados no Edital de Ocupação do Theatro Treze de Maio já têm data de apresentação confirmada
De acordo com a professora e coordenadora do projeto de extensão Eterno Aprendiz, que atua há mais de 25 anos em Santa Maria, participar do “Viva Bem com a Idade que Tem” é motivo de orgulho:
– Desenvolver uma proposta educacional para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar é um orgulho. Os alunos estão felizes com perspectiva de receber o público e mostrar o que estamos fazendo. A expectativa é ter a participação de idosos da cidade e região.
O grupo de dança Integração e Arte fará uma intervenção artística durante o evento. A professora e diretora do grupo, Alline Fernandez, participa da organização da iniciativa e comemora a diversidade de oficinas.
– A programação do evento está linda e vai fazer muito bem a todos que participarem. Nosso objetivo é que todos saiam mais felizes, de alguma maneira. Projetos como esse instigam o público idosos a viver cada vez mais com qualidade de vida e mais prazer. A ideia das oficinas é trazer mais autoconhecimento para que as pessoas vivam para elas – enfatiza.
A programação completa pode ser conferida no Instagram do evento.
Agende-se
O quê? Palestras e oficinas gratuitas do evento “Viva Bem com a Idade que Tem”Quando – Neste sábado, das 9h às 17hOnde – Colégio Metodista Centenário (Rua Dr. Turi, 2003 – Centro)Quanto – Inscrição gratuita e realizada na hora do evento. Serão aceitas doações de alimentos não perecíveis a serem doados para o Lar das Vovózinhas
Leia todas as notícias