outubro rosa

Entidades realizam ação informativa sobre o câncer de mama na Praça Saldanha Marinho

Jaiana Garcia

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Informação é fundamental para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Pensando nisso, entidades de Santa Maria foram até a Praça Saldanha Marinho para entregar informativos e relembrar a importância do autocuidado e dos exames preventivos. A ação da manhã deste sábado foi promovida por voluntárias da Associação de Apoio às Pessoas com Câncer (Aapecan), Conselho Municipal da Mulher e Lions dentro da programação do Outubro Rosa do município

- Essa é uma campanha mundial. Nós sabemos que diversas mulheres, se tivessem descoberto a doença cedo, poderiam ter se curado, por isso batemos na tecla o ano inteiro sobre a importância das mulheres cuidarem de si mesmas. Muitas vezes, ela cuidam da família toda e acabam esquecendo delas - explica Renata Teixeira, uma das integrantes da comissão organizadora dos eventos do mês de outubro.

Campanha 'Se Toque' conscientiza mulheres sobre a prevenção do câncer de mama

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

No material informativo, havia informações sobre o processo de enfrentamento do tratamento oncológico, como cuidar da mente e do corpo pode ajudar na prevenção à doença e as histórias de vida de pessoas que superaram o câncer de mama. Além da distribuição do material, as voluntárias colocaram laços rosa, símbolo da campanha, nas mulheres e homens que passaram pela praça.

O Brasil teve mais de 66 mil novos casos de câncer de mama em 2020. Embora as mulheres ainda sejam maioria, 99% do total de casos, os homens também são acometidos pela doença. 

OUTRAS AÇÕES 
Ao longo do mês de outubro, o outubro rosa, uma série de atividades aborda o assunto em Santa Maria. A Aapecan, em parceria com dois shoppings da cidade, organiza uma exposição de fotos de mulheresque enfretaram a doença e ainda recolhe doações de cabelos e lenços. Para ver a programação completa, clique aqui. Também tem uma programação organizada pela prefeitura. A Liga Feminina de Combate ao Câncer também tem atividades além da panfletagem que aconteceu neste sábado, confira as próximas ações:

  • 13 de outubro: visita na Turma do Ique e setor oncológico do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) com entrega de mimos
  • 20 de outubro: live "Dectectei um caroço, e agora?", às 19h, no Facebook 
  • 21 de outubro: palestra sobre voluntariado, às 14h, na sede da Liga (Bozano, 1051)
  • 22 de outubro: palestra da Liga na empresa Verdes Vales 
  • 27 de outubro: live, "O papel da Liga", no Facebook 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Hospitais da região já foram orientados para identificar possíveis casos de DDA Anterior

Hospitais da região já foram orientados para identificar possíveis casos de DDA

3ª Divisão de Exército coordena Operação Coxilha no adestramento das tropas de artilharia Próximo

3ª Divisão de Exército coordena Operação Coxilha no adestramento das tropas de artilharia

Geral