Estudantes concluem o primeiro dia de provas do Vestibular e PSS da UFSM; veja como foi

Estudantes concluem o primeiro dia de provas do Vestibular e PSS da UFSM; veja como foi

Foto: Nathália Schneider

O sábado (13) de calor intenso foi de foco para 14 mil estudantes que realizaram as provas do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Segundo o pró-reitor de Graduação da UFSM, Jerônimo Tybusch, o número de abstenções do PSS ficou em 14,2%, e do Vestibular, em 13,63%. No domingo (14), os vestibulandos fazem as provas 2 e 3 do Vestibular, pela manhã e à tarde. São 80 questões a serem resolvidas, mais a redação. Já o PSS terminou neste sábado, com cerca de 3 mil candidatos.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Começo da prova

Os vestibulandos chegaram cedo ao campus para a realização da primeira prova do Vestibular. Um deles era Iago Silveira, de 17 anos, que veio de Alegrete. Ele prestou a prova para tentar uma vaga em Agronomia na instituição. O estudante conta que é o primeiro vestibular dele:

– Até o momento tudo certo, começa a bater o nervosismo, mas continuo tranquilo. Estudei bastante e acho que vai dar tudo certo. O pessoal de Alegrete gosta bastante de lidar com o campo. Vou prestar o vestibular para Agronomia – relatou ele ao Central CDN Especial, com Alexandre De Grandi.

Já a mãe de Iago, Afonsa de Freitas, 51 anos, comerciária, disse estar tranquila porque confia no filho:

– Ele estudou bastante. Vai prestar a prova no limite dele. Acho que vai conseguir ir bem.

O sábado também foi marcado por calor e adrenalina. E não poderia ser diferente. Mas foi pensando nisso que o Totem Vestibulares, com o Grupo Diário, preparou uma ampla estrutura de apoio para os estudantes no campus. Conversa com os professores e entre os alunos foi uma das estratégias para tranquilizar os candidatos:

– Trouxemos água e picolé para ajudar nossos estudantes a relaxarem. Fazemos sempre nosso grito de guerra para distrair e colocar todo o nervosismo para fora e trazer uma vibração positiva para eles – comenta o diretor do Totem de Santa Maria, Jader Escobar.

PSS

Três mil estudantes realizaram o Processo Seletivo Seriado (PSS). Em Santa Maria, o concurso foi realizado na Universidade Franciscana (UFN). Outras cidades também receberam o processo, como Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira da Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Uruguaiana, Curitiba, no Paraná, e Florianópolis, Santa Catarina. Ela é destinada aos alunos do 1° ano do Ensino Médio e é a mesma prova que os vestibulandos fizeram. Manuella Werpe Garcia, de 15 anos, é moradora de Agudo, e realizou o exame: 

– As aulas do Totem foram bem boas e objetivas, os professores sempre tiraram nossas dúvidas e fizeram as aulas com leveza. 

Manuela deve realizar o Processo Seletivo Seriado 2 e 3 em 2025 e 2026, respectivamente, e tem duas opções de curso, Relações Internacionais e Direito. 

Organização e fluxo

Funcionários da UFSM trabalharam com identificação no campus para auxiliar os alunos no acesso às salas. Mesmo com a recomendação de chegar cedo, a Avenida Roraima registrou grande fluxo perto do horário do concurso, que teve início às 13h30min. Já o acesso pela estrada de Pains estava mais tranquilo. ​

– Tudo acontecendo na normalidade. Utilizem roupa confortável e se hidratem, tragam água e alimentos. Todas as salas estão equipadas com ar condicionado, mas se preparem com roupas leves - disse a vice-reitora da UFSM, Martha Adaime, à CDN, momentos antes do fechamento dos portões.

Preparação desde julho

Desde julho, quando ocorreu o Vestibular de Inverno da UFSM, a instituição já se preparava para a realização do Vestibular de Verão. Segundo o reitor, Luciano Schuch, são mais 600 pessoas trabalhando diretamente no processo neste fim de semana, mas são mais de mil pessoas envolvidas indiretamente:

– É uma alegria muito grande. Fluxo de carros, pessoas chegando, é a cidade pulsando. É uma energia incrível. As pessoas se identificam com a UFSM. Agradecer as pessoas envolvidas também na organização durante estes meses e neste fim de semana também - relata o reitor.

Desejo de retorno

Formada em Engenharia Civil, Desirre Cureau, de 29 anos, sonha agora com a aprovação em Medicina. O carinho pela UFSM desde a primeira graduação fez com que ela retornasse para tentar entrar no curso mais concorrido do Vestibular 2024:

– Já estudei aqui na UFSM e agora vou tentar entrar em Medicina. Tenho um carinho muito grande pela instituição. Sou muito grata por pelo estudo da UFSM e espero voltar a ser estudante da universidade de novo. Já fiz a prova no ano passado e agora venho novamente tentar. Acho que é uma prova muito bem feita, a do ano passado foi voltada para temáticas da mulher. Com certeza vai ser boa como a outra.

Trânsito

Foto: Nathália Schneider

Apesar do fluxo intenso de veículos, nenhuma ocorrência de trânsito foi registrada no início deste sábado. Na Avenida Roraima, o principal acesso à universidade, o trânsito se intensificou nos momentos que antecediam o fechamento dos portões, que ocorreu às 13h30min. Em contrapartida, o acesso pela UFSM na estrada de Pains esteve com o fluxo mais tranquilo:

– Intensificamos as forças neste dia, principalmente na entrada dos vestibulandos a sala de aula. Reforçamos mais ainda nossos cuidados no término da prova, quando estes estudantes saem. O trânsito fica ainda mais carregado no final. Nenhuma ocorrência de trânsito registrada nas primeiras horas de vestibular e PSS – explica o comandante do Comando Rodoviário da Brigada Militar, capitão Tiago Nunes.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também montou uma operação de auxílio no trânsito no deslocamento para a prova. Foi o que relatou Marcelo Ramos, da PRF:

– Não tivemos nenhum acidente em decorrência do deslocamento. O trânsito ficou tranquilo. Já estivemos presente no Vestibular de Inverno em 2023. Estamos apoiando para que o fluxo esteja tranquilo. Nos preocupamos com a chegada e com a saída das pessoas. Montamos uma operação de reforço.

Saída das provas

A aluna do Totem Ana Júlia Allembrandt, de 19 anos, veio de Santo Augusto para Santa Maria para estudar no cursinho. O desejo dela é passar em Medicina:

– Eu achei uma prova acessível. Mesclou bem a parte “conteudista”, que a gente já esperava do Vestibular, com a parte interpretativa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eu gostei bastante desta primeira parte. Desde que soubemos do vestibular de inverno, já começamos a estudar para a prova. Gostei muito da minha preparação.

Bianca Rigão Copetti, de 21 anos, prestou o Vestibular para Biologia. Para ela, o primeiro dia de prova foi tranquilo:

– É exatamente o que passaram para a gente. O conteúdo é referente ao primeiro ano do ensino médio, então foi bem tranquilo. Fiquei com mais dificuldade em Física. Língua Inglesa foi bem tranquila. Para a prova domingo, estou tranquila com a redação.

Tema

A prova 1 do Vestibular da UFSM, que também é a prova do PSS, contou com perguntas envolvendo o comportamento dos animais domésticos. Todas as questões da prova, conforme explicou o pró-reitor de Graduação, discutiram as relações, saúde, direito, ética e proximidade com os pets. 

Foto: Nathália Schneider

Cobertura

O Grupo Diário realizou a cobertura com transmissão ao vivo na Rádio CDN (93.5 FM) e TV Diário (26 e 526 da NET) e YouTube, além de publicação de conteúdos em tempo real em diariosm.com.br e nas redes sociais. A transmissão ocorre também neste domingo (14). 

Foto: Nathália Schneider

Vestibular continua no domingo

Domingo de manhã (14)

  • Abertura dos portões – 7h
  • Início da prova – 8h
  • Término da prova – 11h
  • Permitida saída - 1h depois do início da prova

Domingo de tarde (14)

  • Abertura dos portões – 12h30min
  • Início da prova – 13h30min
  • Término da prova domingo – 18h30min
  • Permitida saída - 2h depois do início da prova

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Segunda prova do Vestibular da UFSM tem como tema a Amazônia Anterior

Segunda prova do Vestibular da UFSM tem como tema a Amazônia

Animais de estimação são o tema do primeiro dia de provas do Vestibular e do PSS da UFSM; confira o número de abstenções Próximo

Animais de estimação são o tema do primeiro dia de provas do Vestibular e do PSS da UFSM; confira o número de abstenções

Educação