Dos cartões-postais de Santa Maria para os biscoitos: coleção transforma pontos turísticos em arte

Dos cartões-postais de Santa Maria para os biscoitos: coleção transforma pontos turísticos em arte

Fotos: Vinicius Becker (Diário)

Empreendedora uniu a experiência na culinária e o talento para a arte para criar uma coleção inspirada nos principais símbolos da cidade; trabalho também será reconhecido com o Prêmio Mérito Empreendedor 2026

O Planetário, a Gare, a Basílica da Medianeira, a Maria Fumaça e o Theatro Treze de Maio. À primeira vista, são alguns dos principais cartões-postais de Santa Maria. Mas, nas mãos da confeiteira Marciane Melo da Costa, de 59 anos, eles ganham outro formato: viram biscoitos decorados, feitos à mão e ricos em detalhes.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A coleção, chamada de "Identitários", nasceu com a proposta de valorizar a cidade por meio da gastronomia. Cada peça exige paciência, técnica e um olhar artístico para reproduzir fachadas, monumentos e símbolos que fazem parte da história de Santa Maria.

À frente da Santa Biscoiteria há pouco mais de três anos, Marciane conta que a ideia surgiu da necessidade de trabalhar em casa. O que começou como uma alternativa para empreender acabou unindo duas paixões que a acompanham desde a infância.

— Meus pais tinham padaria, confeitaria e lancheria, então eu me criei nesse meio. Ao mesmo tempo, sempre gostei muito de arte. Minha mãe fazia cursos de pintura e eu ia junto. Quando surgiu a necessidade de trabalhar em casa, percebi que os biscoitos decorados estavam em alta e resolvi unir a culinária com a arte — conta.

Hoje, os biscoitos são encomendados para aniversários, casamentos, lembranças corporativas e presentes. Ao longo do tempo, o negócio também se adaptou às necessidades dos clientes.

Além dos biscoitos decorados, ela passou a produzir modelos para empresas e desenvolveu oficinas em festas infantisFoto: Vinicius Becker (Diário)

Santa Maria como inspiração

As peças passaram a integrar exposições promovidas pelo Sebrae em eventos da cidade. Com o interesse do público, surgiu também uma versão carimbada, que facilita a comercialização.Foto: Vinicius Becker (Diário)

A coleção inspirada nos pontos turísticos surgiu durante a participação de Marciane em um projeto de economia criativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que incentivava os participantes a desenvolver produtos capazes de representar Santa Maria.

A ideia demorou um pouco para amadurecer, até que uma sugestão da consultora mudou o rumo do projeto.

— Ela comentou que eu poderia fazer os pontos turísticos decorados. Quando ouvi isso, foi um turbilhão de ideias.

O primeiro desafio foi reproduzir o Theatro Treze de Maio. Segundo Marciane, a peça levou cerca de três dias para ficar pronta.

— Foram várias camadas de glacê para conseguir o efeito em relevo. Foi um trabalho bem detalhado.

Arte que desperta memórias

Mais do que chamar a atenção pela aparência, os biscoitos despertam lembranças em quem passa pelo estande. Ela lembra que uma das experiências mais marcantes aconteceu durante a Feira do Livro de Santa Maria, quando crianças reconheciam espontaneamente os monumentos representados.

— Isso emociona muito. Muitas identificavam a locomotiva, o teatro, os outros pontos da cidade e queriam levar para casa.

Atualmente, os modelos decorados continuam sendo produzidos sob encomenda, enquanto as versões carimbadas devem começar a ser vendidas durante eventos.

Em média, um biscoito decorado leva cerca de uma hora apenas na etapa de decoração, sem contar o preparo da massa e os períodos de secagem entre as camadas de glacê.Foto: Vinicius Becker (Diário)

Reconhecimento ao empreendedorismo

Na próxima quarta-feira (29), Marciane receberá o Prêmio Mérito Empreendedor 2026, promovido pelo Sindilojas Região Centro em parceria com entidades empresariais de Santa Maria. Para ela, o reconhecimento representa a consolidação de um trabalho construído com dedicação.

— Foi uma alegria muito grande. Eu faço isso com amor. Não é apenas um trabalho. Gosto muito do que faço e esse prêmio acaba selando tudo o que venho construindo ao longo desses anos.

As encomendas da Santa Biscoiteria podem ser feitas pelo Instagram, onde também estão disponíveis os canais de contato da empreendedora.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dos cartões-postais de Santa Maria para os biscoitos: coleção transforma pontos turísticos em arte Anterior

Dos cartões-postais de Santa Maria para os biscoitos: coleção transforma pontos turísticos em arte

Reporte da Defesa Civil aponta danos em 128 cidades do RS; 14 são da Região Central Próximo

Reporte da Defesa Civil aponta danos em 128 cidades do RS; 14 são da Região Central

Geral