Há luz, só não para todos

Empresa que assumiu iluminação pública ainda não resolveu todos os problemas

Maurício Araujo

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A iluminação da ruas de Santa Maria melhorou em relação ao final do ano passado, mas ainda é problema para alguns moradores. Em novembro passado, quando a Quantum Energia Elétrica assumiu o serviço público, foi prometido que, até janeiro deste ano, mais de 2 mil pontos voltariam a ter luz.

A empresa afirma que fez 5.236 consertos. Mas nem tudo está resolvido. Na última segunda, o Diário voltou a quatro ruas mostradas em uma reportagem de novembro passado. Duas delas (Dr. Francisco Mariano da Rocha e Vicente do Prado Lima) estavam iluminadas. As outras duas (Becker Pinto e João Machado Soares) não.

_ Há seis meses tiraram a luminária e não recolocaram. Dizem que é em 48 horas a reposição, mas aqui nada. Ainda é perigoso transitar no escuro _ reclama a moradora da Rua Becker Pinto, Almerinda Terezinha de Souza, que já registrou três protocolos na Secretaria de Infraestrutura, mas nada foi feito.

Em contrapartida, quem teve a luz restabelecida vibra.

_ Está muito melhor sem dúvidas _ diz Aida Pauletto, moradora da Vicente do Prado Lima.

Além dessas duas ruas, leitores enviaram reclamações para a seção Tem Conserto, do Diário, relatando 12 pontos da cidade em que há iluminação precária.

Conforme assessoria de imprensa da empresa, o atendimento das ruas Becker Pinto e João Machado Soares foi feito, mas pode ter ocorrido defeitos técnicos.  Por isso, nova equipe será enviada aos locais.

Distritos serão os próximos beneficiados

O secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços de Santa Maria, Tubias Calil, avalia que a iluminação pública melhorou, mas ainda há muito o que ser feito. Segundo ele, já está acertado que, na próxima etapa, os distritos serão beneficiados com novos pontos de luz, iniciando por Arroio Grande e seguindo por Santa Flora, Boca do Monte, Arroio do Só, Palma, Passo do Verde e São Valentim.

O balanço de consertos fornecidos pela Quantum mostra dados positivos. Segundo a assessoria, de 19 de janeiro a 18 de fevereiro, a empresa atendeu 3.154 pontos sem luz, quase 50% a mais que a meta estabelecida.

Até o dia 25 do mês passado, a empresa garantiu que finalizaria essa primeira etapa do contrato (reparo da iluminação). Agora, a companhia ficou de definir as novas atuações, que englobam, entre outros serviços, a ampliação de novos pontos de luz e a manutenção dos existentes.

Reclame

- Quem tiver problemas com a luz da sua rua deve entrar em contato pelo (55) 3222-0733, em horário comercial, ou pelo site  santamaria.rs.gov.br/secao/minhaluz, 24 horas ao dia. No site, preencha o formulário online Minha luz

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