Santa Maria

Emater promove seminário de capacitação para indígenas e artesãos

Cerca de 80 pessoas participaram do Seminário Regional de Artesanato Rural e Indígena nas dependências do Sine e no auditório da prefeitura, em Santa Maria, reunindo agricultores familiares e indígenas da etnia Kaingang em torno da expansão dos seus empreendimentos e regularização da atividade do artesão. Participaram ainda extensionistas da área social dos 35 municípios de abrangência administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, que assistem a esses artesãos rurais e indígenas na produção de peças com matéria-prima obtida basicamente em suas propriedades.

1ª Semana da Juventude terá várias atrações em Cruz Alta 

O público pôde acompanhar a realização de cinco oficinas de capacitação no turno da manhã e de quatro palestras, na parte da tarde, com debates sobre a produção do artesanato rural e indígena, a regulamentação da carteira de artesão, como empreender negócios nessa área, e sobre o artesanato como fonte de geração de renda na propriedade rural. 

Na palestra sobre o artesanato como forma de inclusão social, a gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, médica-veterinária Regina Hernandes, apontou que a comercialização de artesanatos, além de atuar como complemento para a renda na agricultura familiar e até mesmo como meio de sobrevivência para alguns grupos, também serve como ferramenta de incentivo à permanência de jovens no meio rural. Ela ressaltou que atualmente a produção artesanal pode ser uma alternativa, principalmente para a juventude e as mulheres adquirirem independência produtiva e terem uma fonte de renda própria.

 Associação coloca produção de vinho da Região Central no cenário nacional 

Além disso, Regina afirmou que o artesanato pode promover a interação entre grupos e trocas de experiências, e ainda aumentar a autoestima e o crescimento pessoal dos envolvidos.

As oficinas tiveram como tema matérias-primas do artesanato rural gaúcho, como couro cru, palha, lã crua, madeira e porongo. Elas foram ministradas por produtores rurais e extensionistas de várias cidades da região. 

*Assessoria de imprensa da Emater

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

17 galos de rinha são apreendidos pela PRF em Santiago 

Próximo

Prefeitura de Santiago alerta que é falsa a notícia sobre concurso público

Geral