Obituário

Em Santa Maria, governador Tarso Genro se despede da mãe

Leandro Belles

"

Foi enterrada no final da manhã desta quinta-feira no Cemitério Santa Rita de Cássia, em Santa Maria, a mãe do governador Tarso Genro, Elly Herz Genro. Durante a cerimônia de sepultamento, que reuniu dezenas de pessoas, o governador estava bastante emocionado e recebia o apoio de familiares. Logo após o enterro, Tarso Genro conversou rapidamente com a imprensa.

- Deixa muitos exemplos para todos nós. Para a sociedade gaúcha e para todos que conviveram com ela - disse.

O corpo da mãe do governador do Estado estava sendo velado na cidade desde a noite de quarta-feira. Dona Elly, que viveu por muitos anos em Santa Maria, morreu na última quarta-feira aos 93 anos de causas naturais. Ela estava internada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre há cerca de 20 dias

Centro da família

Casada com o político, advogado e professor Adelmo Simas Genro (morto em 2003), Elly teve seis filhos. Junto com o marido, ela viveu por muitos anos em Santa Maria.

- O núcleo agregador familiar, afetivo, dos seis filhos, sempre foi a minha mãe - disse Tarso ao jornalista Moisés Mendes, durante sua primeira campanha ao governo do Estado, em 2002.

Com linha ideológica ligada aos movimentos de esquerda, Elly atuou contra a ditadura. Na visão dos agentes encarregados de vigiar inimigos do regime, a dona de casa era uma mulher perigosa, que incitava o marido, Adelmo, e os filhos contra o governo militar.

- Eles não estavam fazendo injustiça. Eu era subversiva, sim - disse ela em entrevista a Zero Hora em 2011, poucos dias após a posse de Tarso no Piratini.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Militares de Santa Maria embarcaram para o Haiti nesta quinta-feira

Próximo

Galeria onde ficariam detentos do Presídio Central volta a ser ocupada

Geral