Em primeiro debate do segundo turno, Onyx e Leite se atacam

Jaqueline Silveira

Em primeiro debate do segundo turno, Onyx e Leite se atacam

O primeiro debate do segundo turno entre os candidatos Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB), na noite de segunda-feira (10), foi marcado por troca de farpas de um lado e de outro. Promovido pela TV Bandeirantes RS, o confronto teve 1h40min e começou tenso desde a primeira pergunta que envolveu o modelo de governança do Banrisul feita por Leite a Onyx.

Ao longo do debate, os candidatos não apresentaram muitas propostas. No bloco em que perguntas foram feitas pelos jornalistas da emissora, é que foram discutidos temas como educação, saúde mental, iniciativas para reduzir os prejuízos e ações para combate a criminalidade e a recuperação da economia após a pandemia.

Mas nos blocos de pergunta entre si, Onyx e Leite utilizaram, em muitos momentos, o espaço para trocar ataques e desviaram do tema principal. O candidato do PL usou como cartaz as ações do governo Jair Bolsonaro (PL) e algumas delas pretende implantar no Estado caso eleito. O ex-governador tucano contrapôs e afirmou que o interessava era discutir os problemas do Rio Grande. “O Rio Grande do Sul não é o quintal do governo federal”, retrucou Leite. Ele ainda chamou Onyx de ”ministro pipoqueiro” por ter passado por cinco pastas no governo Bolsonaro e não ter dado certo em nenhuma, segundo o tucano.

Já Onyx chamou Leite de “mentiroso”, principalmente ao criticar os números de sua gestão à frente do Piratini e ainda o cutucou com o fato de ter renunciado ao governo para tentar concorrer a presidente, mesmo depois de ter perdido as prévias para o ex-governador João Doria (PSDB). “ Vemos um conjunto de mentiras. É uma pena que minta tanto e se enrole nas mentiras”, frisou Onyx.

Ao longo do debate, Leite conseguiu pautar mais as questões do Estado, o que lhe deu mais tranquilidade para abordá-las, já que era governador até bem pouco tempo. Isso porque no início do debate aparentava estar mais tenso comparado a Onyx. Já no final, era o candidato do PL que pareceria mais intranquilo e chegou até se exaltar em certo momento. Só com dois candidatos e em confronto direto, ficou claro que são dois projetos bem diferentes. Pena é que faltaram mais propostas, apesar do tempo que tiveram para isso.

Farpas lá e cá

“A verdade para ele (Leite) não é algo importante, relevante. Vemos conjunto de mentiras, é uma pena que minta tanto e se enrole nas próprias mentiras.”“Não adianta o senhor ter um plano maravilhoso se o senhor não cumpre a palavra.”“O senhor se elegeu nas costas do presidente Jair Bolsonaro (PL). O Bolsonaro foi seu melhor secretário da Fazenda lhe ajudou muito.”“Existem pessoas aqui no Estado que acham que o leite vem na caixinha.”“Eduardo! Isso aqui não é o parquinho do Dudu. O Rio Grande do Sul não é um parque de diversões.”

Onyx Lorenzoni, candidato do PL

“Ele (Onyx) sempre fala a verdade que lhe convém. Foi diminuindo de ministério. Ministro pipoqueiro!”“O senhor não tem luz própria, não tem ideias. O senhor fala mais de Brasília, não tem propostas, não tem conteúdo.”“Aqui é o Rio Grande do Sul, não é mero quintal do governo federal.”“Meu adversário teve problema com o seu próprio caixa.”“A questão da renúncia está muito bem explicada. Eu renunciei o mandato para não renunciar a política. Não recebo valor nenhum.”

Eduardo Leite, candidato do PSDB

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A criança que um dia sou Anterior

A criança que um dia sou

Instituto L’ozone Bhavet é sinônimo de cuidado e carinho com seu Pet Próximo

Instituto L’ozone Bhavet é sinônimo de cuidado e carinho com seu Pet

Geral