Em pequena escala, exposição “Brasil Carnaval” recria uma escola de samba no Masm

Leandra Cruber

Em pequena escala, exposição “Brasil Carnaval” recria uma escola de samba no Masm

Eduardo Ramos

????????????????????????????????????

Fotos: Eduardo Ramos

Todo o glamour dos desfiles de Carnaval pode ser visto, em escala menor, na Sala Iberê Camargo do Museu de Arte de Santa Maria (Masm). Desde o início do mês, o artista e carnavalesco Olimar de Oliveira montou a exposição Brasil Carnaval que remonta uma escola de samba a partir de bonecas como passistas e brinquedos ou objetos de decoração que viraram carros alegóricos. 

A mostra conta com 28 bonecas, 4 alegorias (carros alegóricos) e, ainda, 17 aquarelas com desenhos temáticos de Carnaval que foram produzidos pelo artista. O destaque fica por conta das fantasias que foram confeccionadas uma a uma pelo artista que utilizou materiais recicláveis como tecidos, palha e canudos, além da personalização com tintas e muito glitter. 

De acordo com Olimar, a exposição surgiu a partir do incentivo da diretora do museu, Marília Chartune, que percebeu a potencialidade do trabalho do artista que começou com a personalização das bonecas como um hobby da pandemia. 

– A exposição é como se fosse uma mini escola de samba preparada para desfilar. Durante a pandemia, comecei a personalizar uma ou outra boneca com fantasias carnavalescas. A professora Marília sugeriu, então, que pensássemos em uma exposição. E, assim, o número de passistas cresceu, novas alegrias foram criadas e se tornou essa grande festa carnavalesca que está a mostra –  conta Olimar. 

Em Brasil Carnaval, Olimar trabalha com temas como sexualidade, povos indígenas, religião e sustentabilidade:

– O objetivo sempre foi tornar a exposição o mais representativa possível, até porque o Carnaval é uma festa popular, ou seja, do povo. E, também, queríamos que a população pudesse matar um pouco da saudade do evento que não é realizado há alguns anos na cidade.  

E, a partir da grande quantidade de cores presente nas obras, a curadora Marília Chartune teve o cuidado de montar a exposição de modo a formar um degradê de cores. 

– Nós sabíamos que o tema Carnaval traz muita informação e é, obviamente, colorido. Então, buscamos uma harmonia com as aquarelas que foram produzidas com muito talento pelo Olimar e temos uma paleta de cores em degradê que, aos poucos, colore a sala e enche os olhos de quem visita a exposição – ressalta Marília. 

A exposição Brasil Carnaval pode ser visitada até dia 31 de maio, de segunda à sexta-feira, das  8h às 16h, na Sala Iberê Camargo do Museu de Arte de Santa Maria, localizado na Avenida Presidente Vargas, 1400. A entrada é gratuita.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vacinação contra a gripe para trabalhadores do transporte coletivo e da Educação ocorre neste sábado Anterior

Vacinação contra a gripe para trabalhadores do transporte coletivo e da Educação ocorre neste sábado

“A ideia é simplificar e desburocratizar” afirma Onyx Lorenzoni, pré-candidato do PL ao governo do Estado Próximo

“A ideia é simplificar e desburocratizar” afirma Onyx Lorenzoni, pré-candidato do PL ao governo do Estado

Geral