Mais três controladores de velocidade vão começar a multar motoristas infratores na área urbana de Santa Maria em julho. Os equipamentos, instalados nas avenidas João Luiz Pozzobon, Hélvio Basso e Walter Jobim, operam, por enquanto, apenas em caráter de monitoramento. Em meados de junho, o limite de velocidade das vias passou de 60 km/h para 50 km/h.
Em 21 de junho, outros seis controladores já começaram a multar infratores na área urbana (veja abaixo os locais). A previsão inicial era de que os três equipamentos restantes começariam a operar entre o fim de junho e o começo de julho. Agora, a prefeitura informou que as multas começarão a ser aplicadas em julho, em data a ser definida e previamente divulgada. Conforme o Executivo, ainda é necessário um período de adaptação dos equipamentos à nova velocidade.
CONTROLADORES NA ÁREA URBANA
A prefeitura ainda não divulgou dados de multas aplicadas pelos seis controladores que começaram a operar em 21 de junho. De acordo com o Executivo, "todas as imagens registradas pelos controladores de velocidade serão avaliadas criteriosamente e tecnicamente". Os dados serão divulgados durante o mês de julho.
Especialistas apontam que fiscalização por controladores pode reduzir acidentes
OS LOCAIS E A VELOCIDADE MÁXIMA
Começaram a multar em 21 de junho:
- Rua do Acampamento com a Avenida Medianeira - 40 Km/h
- Avenida Nossa Senhora das Dores com a Rua General Neto - 50 Km/h
- Avenida Rio Branco com a Rua Vale Machado - 50 Km/h
- Avenida Presidente Vargas com a Avenida Borges de Medeiros - 50 Km/h
- Avenida Medianeira com a Rua Duque de Caxias - 50 Km/h
- Avenida Medianeira com Rua Barão do Triunfo - 50 Km/h
Os seis controladores já em operação multam três infrações: excesso de velocidade, desrespeito ao sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres. Já os três controladores que ainda não estão em pleno funcionamento multarão apenas o excesso de velocidade, já que não estão localizados em cruzamentos.