Foto: Lucas Amorelli (Arquivo Diário)
Crimes de estelionato são os mais registrados contra idosos em Santa Maria
O dia 15 de junho é reconhecido como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Abuso Contra Idosos. Conforme levantamento da Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPICOI) de Santa Maria, de janeiro a 15 de maio de 2023, das 650 ocorrências registradas na delegacia, 161 são referentes a estelionato contra idosos, seguido dos crimes de injúria discriminatória, com 23 denúncias, e ameaça, com 95. Casos de abandono, violências física, sexual, psicológica e patrimonial também são registrados.
A delegada Débora Dias, titular da DPICOI, explica que grande parte da violência contra pessoas idosas acontece no ambiente familiar.
– Por isso, muitas vezes, a investigação se torna difícil, porque geralmente a pessoa idosa não vem até a delegacia e as denúncias chegam de forma anônima de quem não faz parte da família – explica.
Como prevenir
Em relação aos crimes de estelionato, a delegada afirma que os idosos devem ter cautela na divulgação de dados nas redes sociais e por telefone.
– São informações que abastecem os criminosos. É preciso ter atenção ao atender ligações de banco ou de criminosos se passando por familiares pedindo dinheiro. São cuidados que a pessoa pode ter para prevenir de ser vítima – afirma Débora.
- Idosa cai em golpe do WhatsApp e perde quase R$ 10 mil em Santa Maria
- Jovem de 19 anos que praticava golpe dos nudes é presa por integrar quadrilha
Aos demais crimes, principalmente os cometidos dentro da família, é preciso conscientização e denúncia.
Como denunciar
O canal para denunciar violações de direitos humanos é o Disque 100 e o 197 da Polícia Civil. O serviço também está disponível pelo WhatsApp no número (61) 99656-5008. Nos cinco primeiros meses deste ano, no Brasil, o canal recebeu 47 mil denúncias de violência contra idosos, um aumento de 57% em relação ao ano anterior.
Em Santa Maria, a Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância também recebe denúncia pelo telefone (55) 3222-7894.