Até sábado, antes mesmo de uma das datas mais importantes para os comerciantes e, consequentemente, para os expositores da Feira do Livro, a média de títulos vendidos era de: 1.781, superior aos 1.590 livros comercializados por dia na feira do ano anterior.
E, após o final de semana, ao contabilizar as vendas do Dia das Mães deste domingo, a nova edição teve 18.025 exemplares vendidos em 10 dias na Praça Saldanha Marinho, ou seja, em média 1.802 livros ganharam novos lares por dia.
A data foi fundamental para o ganho nos números já que, até sexta-feira, às vésperas do dia delas, o boletim da Câmara do Livro dava conta de 12.500. Até agora, o final de semana festivo foi responsável por um aumento de quase 50% nas vendas em apenas dois dias.
– Em relação a 2021, esse ano tem mais expositores, mais frequência do público e também a possibilidade de autores locais venderem nos lançamentos – diz Télcio Bresolin, presidente da Câmara do Livro de Santa Maria.
E os livreiros também confirmam a média positiva de vendas. Segundo Márcio Grings, expositor na feira, foram vendidos o dobro de livros que estava previsto para os 16 dias na praça:
– Somos uma editora local. Temos só 15 títulos para venda. Tínhamos o objetivo de vender 300 exemplares, já ultrapassamos e dobramos a meta. Estar na praça com uma banca faz toda diferença.
TREM ESTACIONADO
Nesta terça, depois de 11 dias de feira, uma das novidades da edição, o trem, irá desembarcar na Praça Saldanha Marinho. Escolhido como símbolo do evento, ele sofrerá uma mudança no cronograma. Agora, não haverá o passeio, assim, o trem vai estacionar e ficará fixo na praça.
Ainda conforme a organização, mesmo que parado, a criançada poderá viajar por meio dos livros e dos contadores de histórias que realizarão atividades dentro da locomotiva. A atividade vai ficar até sábado, último dia de Feira do Livro, no local , das 14h às 17h. No sábado é das 11h às 13h e das 15h às 17h. A ação faz parte do projeto “Um Trem de Histórias”, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.
Já no início da tarde desta terça, o “Clownfusão”, da Ilógica Cia, também chega à praça para fazer parte da programação infantil. O “Rima – com Igor Tadielo e Pablo Cardoso” encerra a programação do dia. A apresentação dos músicos terá composições autorais e interpretações de clássicos nativistas.
Confira a programação desta terça
Espetáculo – CLOWNFUSÃO (Ilógica Cia)
Local: Theatro Treze de Maio.Horário: 14h30
Trenzinho da Leitura
Local: Praça Saldanha MarinhoHorário: 14h às 17h
Livro Livre – Rima com Igor Tadielo e Pablo Cardoso
Local: Theatro Treze de Maio.Horário: 19h
Lançamento de livros – Das 16h às 17h
Rio Grosso do Sul – Autor/org: Bier.
Pitangas – Autor/org: Gujo Teixeira.
Geoparque Caçapava Aspirante UNESCO: caminho para o desenvolvimento local sustentável – Autores/orgs: André Weissheimer de Borba, Jaciele Carine Vidor Sell, Angelita Zimmermann e Patrícia de Freitas Ferreira.
Geoparque Caçapava Aspirante UNESCO: conservação do patrimônio e desenvolvimento regional sustentável – Autores/orgs: André Weissheimer de Borba, Jaciele Carine Vidor Sell, Angelita Zimmermann e Patrícia de Freitas Ferreira.
Caçapava Aspiring Geopark – Autores/orgs: André Weissheimer de Borba, Patrícia de Freitas Ferreira, Felipe Guadagnin, Vinícius Matté, Tiago Rafael Gregory e Stener Camargo..
Quarta Colônia Aspiring Geopark: territory and heritage (Ebook) – Autores/orgs: Adriano Severo Figueiró, Flavio Pretto, Caroline Cerretta, Jaciele Carine Vidor Sell, Flavi Ferreira Lisboa Filho, Maria Medianeira Padoin, Suzane Bevilacqua Marcuzzo, Michele Vestena, Laura Storch, Adriano Simon, Alessandro Miola, Monica Elisa Dias Pons, Dalva Maria Righi Dotto, Dilson Cecchin, Edson Luiz Bortoluzzi da Silva e Débora Moro.
Presidencialismo Imperial na República Nova? – Autor/org: Thieser da Silva Farias.
Personalidades Femininas As gaúchas que fizeram sua história – Autora/org: Sandra Ávila.