Eleições 2022: Brigada Militar reforçará a segurança no domingo

Lenon de Paula

Eleições 2022: Brigada Militar reforçará a segurança no domingo
Efetivo operacional e administrativo da Brigada Militar em Santa Maria será empregado para garantir a segurança da votação e das comemorações neste segundo turno. Foto: Maurício Barbosa

Uma força-tarefa dos órgãos de segurança garantirá a tranquilidade da votação do segundo turno das eleições, no domingo, em Santa Maria. O policiamento será reforçado, principalmente nos locais onde devem ocorrer as comemorações dos apoiadores dos políticos eleitos. Conforme a Comando Regional da Brigada Militar, na Região Central está prevista a atuação de 427 policiais militares e 150 viaturas, distribuídos nas 24 horas de serviço. Somente em Santa Maria, será empregado um efetivo de cerca de 200 profissionais. 

Ao programa CDN Entrevista na tarde desta quarta-feira (26), na Rádio CDN, o comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (RPMon), tenente coronel Paulo Antônio Flores de Oliveira, afirmou que, assim como no primeiro turno, a Brigada Militar de Santa Maria irá empregar todo o efetivo para contribuir com a segurança das eleições na cidade. No primeiro turno, além do efetivo operacional e administrativo do 1º RPMon, foram recrutados os alunos da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos de Santa Maria, e efetivo operacional e administrativo do 2º Batalhão de Polícia de Choque, do Colégio Tiradentes, do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Central e do Batalhão de Polícia Ambiental.

– Neste segundo turno, não será diferente. Serão em torno de 200 policiais militares durante 24 horas de monitoramento contínuo. Com o efetivo que temos disponíveis para essa tarefa, acredito que conseguiremos cumprir com êxito nossa missão – informou o comandante.

Na visão de Oliveira, o diferencial deste segundo turno são as comemorações, que devem exigir um olhar atento por parte da corporação após os votos e a conclusão da apuração.

– Estaremos com atenção especial para o fim do pleito, após a contagem dos votos e a declaração dos vencedores, que é quando provavelmente deverão acontecer comemorações. E nós estaremos preparados para atuar em defesa daqueles que vão comemorar, e em defesa da comunidade que quer se movimentar, transitar para um lado ou outro. Estaremos preparados para coibir qualquer tipo de ação – garantiu.

O tenente coronel lembrou que os eleitores devem respeitar a democracia e o direito de cada pessoa de ser contra ou a favor de um candidato.   

– Todo mundo tem direito a torcer para um time de futebol ou para um partido político. Então, a gente procura orientar o cidadão a não provocar outro grupo, outra pessoa, porque o cidadão tem o direito constitucional de exercer seu direito de voto. Quem quiser ficar longe das manifestações ou for contrário não vá, não apareça. Deixem aqueles que são identificados com o partido vencedor comemorarem – orienta.

Avenida Presidente Vargas é o principal palco de comemorações na cidade e terá vigilância no domingo após o resultado das eleições. Trânsito poderá ser interrompido na via. Foto: Charles Guerra (Diário / Arquivo)

Comemorações

Um dos pontos tradicionais de comemoração em Santa Maria é a Avenida Presidente Vargas, perto da Praça da Locomotiva. Segundo Oliveira, o setor de inteligência da BM está em contato com os partidos políticos e atuará em conjunto com o Departamento Municipal de Trânsito (DMT). 

– Caso necessário, vamos interromper o fluxo de veículos na Avenida Presidente Vargas para segurança dos cidadãos. A gente acredita que deva ocorrer comemorações por lá, como tradicionalmente ocorre, mas não temos como ter certeza. Se houver aglomeração em outra localidade, estaremos lá – adianta. 

O comandante do 1º RPMon reforça sobre o que segue proibido neste pleito, como portar arma, fazer boca de urna ou entregar santinhos de políticos perto dos locais de votação. Nesse sentido, no primeiro turno das eleições, em 3 de outubro, houve apenas uma ocorrência em Dilermando de Aguiar por boca de urna. Outras denúncias não se confirmaram.

– Tudo isso será fiscalizado e cobrado pelas autoridades que estarão empregadas nesse trabalho. A comunidade de Santa Maria pode ficar tranquila que a cidade estará bem policiada durante e após o pleito – concluiu.

Segurança dos eleitores

Para denúncias, o telefone da Brigada Militar é o 190.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM Futsal conhece prováveis datas das semifinais da Série Ouro Anterior

UFSM Futsal conhece prováveis datas das semifinais da Série Ouro

EMEF Sérgio Lopes promove uma Feira da Saúde para a comunidade Próximo

EMEF Sérgio Lopes promove uma Feira da Saúde para a comunidade

Geral