Edição especial do Brique da Vila Belga atrai o público no sábado

Bernardo Abbad

Edição especial do Brique da Vila Belga atrai o público no sábado
Fotos: Nathália Schneider

No sábado de sol e calorzinho, uma edição especial do tradicional Brique da Vila Belga, dessa vez como parte da programação do evento Conecta Distrito, que ocorreu sexta e sábado na Coop 2036, levou várias pessoas à região do Centro Histórico de Santa Maria. No local, o repertório de vendas estava variado, como sempre. Era possível encontrar roupas, diversas opções gastronômicas e artísticas dos mais de 150 expositores presentes no local. Com início às 15h, demorou um pouco para o público começar a lotar as ruas da Vila Belga para conferir o trabalho dos feirantes. Mas, a partir das 16h, já era grande a presença do público prestigiando o Brique em novo dia.

Leia também

Moda e sustentabilidade: como foi o primeiro dia do Conecta DistritoProjeto leva oficinas circenses para escolas e realiza espetáculos gratuitos em Santa Maria e regiãoCassiano Cavalheiro: Carmo Dalla Vecchia fala sobre paternidade e representatividade na Revista MIXCurso de Artes Cênicas da UFSM promove espetáculos gratuitos

A artista Katia Bohrer, 55 anos, conta que expõe diversos produtos no Brique desde a criação do evento, em 2015:

– Eu digo que estou evoluindo com o Brique. Eu comecei há 3 anos atrás a fazer bonecas para expor aqui. Hoje já faço personagens em pano, pintados a mão, sob encomenda. Como também sou costureira, reaproveito tecidos. Tenho vendido bastante, tem sido excepcional.

A estudante e artista Stefania da Silva Gorski, de 24 anos, expõe no local trabalhos de um projeto artístico que tem com a companheira, chamado Sentir-se Parte:

– São artes que valorizam a vida como um tudo, que trazem reflexões sobre a vida a natureza e a sociedade que estamos inseridos. Expomos aqui desde que voltou a acontecer o Brique, depois da pandemia. O movimento está bom, mas para mim não se compara ao dos Briques no domingo.

Já parte do público achou interessante essa edição no sábado. Para a professora Priscila Crespam, de 37 anos, quantos mais dias de brique, mais ela fica feliz Ela ressalta que o evento traz incentivo à economia circular e ao consumo sustentável.

– Aproveitei para comprar alimentos caseiros, feitos com amor e qualidade, como bolo de rolo. Agora estou vendo a parte artística autoral também, de artistas da nossa cidade. Não precisamos ir no shopping ou comprar produtos importados, temos que valorizar o que é nosso, e isso tem aqui no Brique da Vila Belga.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Há 76 anos, pai e filho celebram juntos o Dia dos Pais Anterior

Há 76 anos, pai e filho celebram juntos o Dia dos Pais

Três protótipos de satélites são lançados do Tecnoparque durante a Olimpíada Brasileira de Satélites Próximo

Três protótipos de satélites são lançados do Tecnoparque durante a Olimpíada Brasileira de Satélites

Geral