É tempo de poupar – índice de pobreza aumenta em Portugal

Michele

É tempo de poupar – índice de pobreza aumenta em Portugal

Hoje, 17 de outubro é o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza. Segundo dados da ONU o mundo tem 1,3 bilhões de pessoas a viver em condições precárias. E nesta data, a Organização das Nações Unidas destaca também que a pandemia causou um atraso de mais de 4 anos no processo de erradicação da pobreza.

Aqui em Portugal, o índice de pobreza não aumentava desde 2014. Uma pesquisa da Pordata divulgada hoje mostrou que o número de pessoas pobres cresceu 12,5% em 2021. Reflexo da pandemia e guerra entre Rússia e Ucrânia. O país lusitano, assim como todos os países que tem o turismo na base da economia, foi muito afetado durante dois anos e começou a ver a recuperação no final de 2021. Porém, as consequências da guerra na Ucrânia abalaram mais uma vez a economia do país. A inflação tem alcançado índices que não eram atingidos desde a década de 90.

A diretora Luísa Loura falou hoje na imprensa que 4,5 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza levando em conta apenas os rendimentos das famílias. O número cai para 1,9 milhões quando contabilizados os auxílios sociais que recebem do governo. Para um país com 10,3 milhões de habitantes, o número é bastante elevado.  Portugal subiu de 13º para 8º na lista dos países europeus com maior risco de pobreza e exclusão social. Na Espanha, vizinha de Portugal, a pobreza também cresceu, 13,1 milhões de pessoas vivem em risco de pobreza e exclusão social, segundo o Instituto Nacional de Estatística Espanhol, o que equivale a 27,8% da população. 

O aumento da pobreza é uma tendência no mundo desde a pandemia, segundo previsões do Banco Mundial. E na Europa, principalmente, a situação ficou ainda mais preocupante desde o início da guerra na Ucrânia. Neste dia de Erradicação da Pobreza no Mundo, os governantes na Europa discutem estratégias para retomar a redução da pobreza em um contexto econômico desfavorável e desafiador. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“Ter ou não ter filhos?” A resposta envolve mais do que o prazo de validade dos óvulos Anterior

“Ter ou não ter filhos?” A resposta envolve mais do que o prazo de validade dos óvulos

Cia. Retalhos de Teatro ganha três prêmios em festival de Cruz Alta Próximo

Cia. Retalhos de Teatro ganha três prêmios em festival de Cruz Alta

Geral