Foto: Arquidiocese de Santa Maria (Divulgação)
Dom Ivo nasceu numa família simples e religiosa de origem alemã, tendo um irmão padre e vários familiares religiosos, dentre os quais seu primo, o cardeal Dom Aloísio Lorscheider. Após concluir o primário na cidade de São José do Hortêncio, o jovem José Ivo iniciou seus estudos no seminário menor de são josé de Gravataí, em 1939, onde ficou até 1945. Logo em seguida foi fazer filosofia no seminário central de São Leopoldo. Em 1949 foi para Roma onde estudou estudos teológicos na Pontifícia Universidade Gregoriana, se doutorando em 1955.
Voltando ao Brasil, Dom Ivo foi professor e reitor do seminário menor de Gravataí, diretor e vice-reitor da faculdade de filosofia do seminário maior de Viamão. Durante os anos 60 foi professor de cultura religiosa em diversas faculdades da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul.
Durante o período em que foi secretário-geral e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre 1971 e 1980, abrigou vários defensores dos direitos humanos, além de bispos e sacerdotes de tendências esquerdistas, entre eles o seu próprio primo, o cardeal Aloísio Lorscheider. Dom Ivo Lorscheiter morreu em Santa Maria no dia cinco de março de 2007.
*Com informações da Agência Brasil.