Além de licitar este ano a execução do projeto da continuação da BR-392, de Santo Ângelo a Santa Maria, que passaria pela Faixa de Rosário e perto de Santa Flora, chegando no Arenal, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) planeja agora seguir com essa rodovia e concluir o contorno de Santa Maria. A ideia agora é que essa nova estrada prossiga do Arenal até o trevo do Santuário. Ou seja, ligando a BR-392 (Faixa de São Sepé) até a RSC-287, na Quarta Colônia.
Essa proposta surgiu esse ano e, agora, o Dnit tentará incluir esse novo trecho, de 25 km, no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da nova BR-392. O trabalho está na fase final e terá audiências públicas em maio, em três cidades, possivelmente em Santa Maria, Jari e Santo Ângelo. Talvez seja necessário fazer uma licitação separada para contratar o estudo de viabilidade desse novo trecho de 25 km.
O Dnit já tem um esboço preliminar de como seria o traçado do Arenal até o Santuário, mas ainda não divulgar porque os estudos podem apontar a necessidade de mudanças.
As vantagens desse contorno sobre Santa Maria
O plano do Dnit é concluir esse contorno de Santa Maria, permitindo que parte do trânsito pesado, de caminhões e veículos, não precise passar pelo meio da cidade, onde a velocidade é menor e há mais congestionamentos. O contorno permitiria, por exemplo, que carretas que trazem soja e milho da região noroeste passem ao lado de Santa Maria, chegando no Arenal e descendo até o porto de Rio Grande. Também permitiria que a safra da Quarta Colônia possa seguir direto do Trevo do Santuário até a BR-392, no Arenal. Mais uma opção: quem vai da Quarta Colônia em direção à Rosário não precisaria mais passar por dentro de Santa Maria.
Outra vantagem: a nova BR-392 passaria a ser um acesso asfáltico de Santa Flora e de Arroio do Só, pois passaria perto da sede dos distritos. Beneficiaria muitos moradores e seria importante também para escoamento da safra.
Obra levará anos, mas região precisa de projetos novos
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) é apenas uma parte preliminar. Após a conclusão dele, o Dnit pretende lançar a licitação, ainda este ano, para contratar escritórios que farão o projeto executivo, de engenharia, com detalhes do traçado e de tudo que será preciso para fazer a obra. Deve levar de um a dois anos para o projeto estar pronto, e só então será possível licitar a construção de fato da rodovia.
Claro que, para essa rodovia nova sair do papel, levará muitos anos. Porém, é importante haver projetos novos e ir planejando o desenvolvimento futuro da região. Caso contrário, Santa Maria seguirá perdendo verbas para outras regiões do Estado, pois sem projetos prontos, não se consegue captar recursos.
Há 10 anos, a estimativa era que, para construir os 223 km da nova BR-392, o custo seria de R$ 1,6 bilhão. Agora, a ideia é fazer mais 25 km desse novo trecho, mas não há estimativa oficial do custo total para fazer esses 248 km.