Dnit planeja estrada que liga BR-392, no Arenal, até a RSC-287, na Quarta Colônia

Deni Zolin

Dnit planeja estrada que liga BR-392, no Arenal, até a RSC-287, na Quarta Colônia

Além de licitar este ano a execução do projeto da continuação da BR-392, de Santo Ângelo a Santa Maria, que passaria pela Faixa de Rosário e perto de Santa Flora, chegando no Arenal, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) planeja agora seguir com essa rodovia e concluir o contorno de Santa Maria. A ideia agora é que essa nova estrada prossiga do Arenal até o trevo do Santuário. Ou seja, ligando a BR-392 (Faixa de São Sepé) até a RSC-287, na Quarta Colônia.

Essa proposta surgiu esse ano e, agora, o Dnit tentará incluir esse novo trecho, de 25 km, no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da nova BR-392. O trabalho está na fase final e terá audiências públicas em maio, em três cidades, possivelmente em Santa Maria, Jari e Santo Ângelo. Talvez seja necessário fazer uma licitação separada para contratar o estudo de viabilidade desse novo trecho de 25 km.

O Dnit já tem um esboço preliminar de como seria o traçado do Arenal até o Santuário, mas ainda não divulgar porque os estudos podem apontar a necessidade de mudanças.

As vantagens desse contorno sobre Santa Maria

O plano do Dnit é concluir esse contorno de Santa Maria, permitindo que parte do trânsito pesado, de caminhões e veículos, não precise passar pelo meio da cidade, onde a velocidade é menor e há mais congestionamentos. O contorno permitiria, por exemplo, que carretas que trazem soja e milho da região noroeste passem ao lado de Santa Maria, chegando no Arenal e descendo até o porto de Rio Grande. Também permitiria que a safra da Quarta Colônia possa seguir direto do Trevo do Santuário até a BR-392, no Arenal. Mais uma opção: quem vai da Quarta Colônia em direção à Rosário não precisaria mais passar por dentro de Santa Maria.

Outra vantagem: a nova BR-392 passaria a ser um acesso asfáltico de Santa Flora e de Arroio do Só, pois passaria perto da sede dos distritos. Beneficiaria muitos moradores e seria importante também para escoamento da safra.

Obra levará anos, mas região precisa de projetos novos

O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) é apenas uma parte preliminar. Após a conclusão dele, o Dnit pretende lançar a licitação, ainda este ano, para contratar escritórios que farão o projeto executivo, de engenharia, com detalhes do traçado e de tudo que será preciso para fazer a obra. Deve levar de um a dois anos para o projeto estar pronto, e só então será possível licitar a construção de fato da rodovia.

Claro que, para essa rodovia nova sair do papel, levará muitos anos. Porém, é importante haver projetos novos e ir planejando o desenvolvimento futuro da região. Caso contrário, Santa Maria seguirá perdendo verbas para outras regiões do Estado, pois sem projetos prontos, não se consegue captar recursos.

Há 10 anos, a estimativa era que, para construir os 223 km da nova BR-392, o custo seria de R$ 1,6 bilhão. Agora, a ideia é fazer mais 25 km desse novo trecho, mas não há estimativa oficial do custo total para fazer esses 248 km.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rede de supermercado demite funcionário que agrediu cliente Anterior

Rede de supermercado demite funcionário que agrediu cliente

Detento fica ferido e outro foge após tentativa de arremesso de drogas para dentro de presídio em Santa Maria Próximo

Detento fica ferido e outro foge após tentativa de arremesso de drogas para dentro de presídio em Santa Maria

Geral