Correio

Distritos de Santa Maria terão caixas postais

Lizie Antonello e Manuela Vasconcellos

"

A partir de hoje, subprefeitos de Santa Maria devem começar a cadastrar moradores que receberão correspondências em caixas postais comunitárias. Uma reunião, na manhã de segunda-feira, definiu a alternativa apresentada pelos Correios para que não seja preciso ir até as agências de Camobi ou do Centro para ter acesso a contas e outras entregas.

Atualmente, o sistema no interior ocorre por meio de um convênio entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e a prefeitura. Pela parceria, o município recebe um repasse mensal dos Correios para fazer a distribuição. Porém, um parecer da Procuradoria Jurídica do município recomendou que os convênios, nos termos em que são feitos, não sejam renovados.

As subprefeituras ficarão responsáveis por cadastrar os moradores que queiram ter um módulo de caixa postal. Primeiramente, a novidade vai funcionar em Arroio Grande, Boca do Monte, Santa Flora, Passo do Verde, Arroio do Só e Palma. Ainda não há levantamento de quantos módulos serão necessários. Já para Sedex, os moradores poderão cadastrar funcionários das subprefeituras para que eles recebam as encomendas.

Conforme o gerente dos Correios da região de Santa Maria, Adriano Flores da Silva, cada localidade decidirá o melhor lugar para a instalação das caixas postais, como a sede da subprefeitura, um bar ou a igreja. A intenção é que os moradores tenham acesso a correspondências cerca de três vezes por semana, dependendo do volume de documentos para cada localidade.
- Temos responsabilidade social de garantir a universalização dos acessos dos serviços. Desta forma, a população tem a garantia de um serviço que será totalmente gratuito - explica Silva.

Apontamentos do TCE

De acordo com a procuradora do município, Anny Desconzi, o valor repassado pelos Correios não está cobrindo os gastos da prefeitura com a distribuição das correspondências. Segundo ela, isso já havia sido apontado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Além disso, a cada renovação, os Correios fariam novas exigências, como acessibilidade nas agências, que acarretariam em mais investimentos para a prefeitura.
- Nada impede a parceria, desde que não traga prejuízo aos cofres públicos - disse Anny.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, o sistema de entrega sazonal funciona nos nove distritos e atende 10 mil habitantes. De 2013 para cá, venceram os convênios de Passo do Verde, São Valentim, Santo Antão, Arroio do Só, Arroio Grande, Boca do Monte, Palma e Santa Flora. Em Pains, vai funcionar até abril.

Moradores do Passo do Verde vão até o Centro

Uma vez por mês, o motorista Carlos Roberto Vieira, 43 anos, deixa sua casa no Passo do Verde e percorre cerca de 30 quilômetros até a agência dos Correios, no centro de Santa Maria, para pegar as contas. Ele não faz isso porque gosta de passear. Faz porque o convênio entre a prefeitura e os Correios para distribuição de correspondências no distrito acabou em 17 de outubro passado. Depois disso, o posto que ficava na sede da subprefeitura foi desativado.
- Para nós, está péssimo. Antes vinha tudo, agora temos que ir buscar - reclama o motorista.

Fila desde cedo em Arroio Grande

Às 9h de segunda-feira, o posto dos Correios de Arroio Grande, na subprefeitura, estava abrindo e já havia fila de moradores. Eles tinham até as 11h para retirar as correspondências. O local só abre uma vez por semana.
- Venho toda segunda-feira e retiro correspondências, contas e revistas para toda a minha família. Já chegamos a atrasar pagamento de contas, e é o maior transtorno para pedir segunda via e explicar que moramos no interior - conta Andressa Stradiotto da Rosa, 22 anos.

Tudo o que não é retirado pelos  moradores vai para a agência dos Correios em Camobi e fica lá até que o destinatário vá buscar.
- Viajo uns 3 quilômetros de estrada de chão para pegar a"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Moradores reclamam que não recebem conta de água

Próximo

Banrisul de Camobi, em Santa Maria, é alvo de assaltantes

Geral